Chamadas

Justiça manda tirar Telegram do ar no Brasil após rede não entregar dados

Foi determinado pela Justiça Federal do Espírito Santo a suspensão do Telegram no Brasil. Até às 16 horas o aplicativo continuava no ar. 

A decisão veio depois que o Telegram não enviou à Polícia Federal dados completos sobre grupos neonazistas. O texto da Justiça manda que operadoras de telefonia e lojas de aplicativos retirem o aplicativo do ar imediatamente.

Segundo informações, a empresa teria mandado apenas dados parciais de um administrador de um dos grupos. A Justiça do Espírito Santo quer que a empresa envie dados também de quem participou das conversas.

Multa

O Telegram também foi punido com o aumento da multa que antes estava em R$ 100 mil e subiu para R$ 1 milhão por dia, caso continue se recusando fornecer os dados.

O juiz Wellington Lopes da Silva não aceitou o argumento da empresa que alegou que “o grupo já foi deletado”.

A PF disse aos jornalistas que o pedido de acesso aos dados do grupo neonazista foi feito depois que a investigação sobre o ataque a uma escola em Aracruz, que deixou quatro mortos, descobriu a interação do assassino, de 16 anos, com grupos com conteúdos antissemitas pelo Telegram.

Leia Também: INSS: O Que É Preciso Para Se Aposentar Por Idade?

O Telegram

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem. A plataforma está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como aplicação web. Os usuários podem fazer chamadas com vídeo, enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, autocolantes e arquivos de qualquer tipo.

Foi fundado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, os fundadores do VK, a maior rede social da Rússia. O Telegram é uma empresa independente, não ligada ao VK. 

Atualmente, encontra-se sediado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Nikolai criou o novo protocolo MTProto em que o mensageiro é baseado, enquanto Pavel forneceu apoio financeiro e de infraestrutura por meio de seu fundo da Digital Fortress.

O Telegram afirma que é mais seguro do que os mensageiros do mercado de massa, como WhatsApp e Line. O aplicativo possui dois tipos de chats. Os chats comuns usam criptografia de cliente-servidor e podem ser acessados a partir de vários dispositivos. Os bate-papos secretos usam criptografia end-to-end e só podem ser acessados a partir dos dois dispositivos participantes.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

20 minutos ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

1 hora ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

1 hora ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

2 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

3 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

3 horas ago