Designed by @freepik / freepik
A Justiça do Trabalho do Espírito Santo decidiu que uma empresa capixaba de transporte rodoviários de passageiros terá que readmitir 178 empregados desligados durante a pandemia. A decisão, do juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Vitória, Guilherme Piveti, atende, parcialmente, a pedidos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Espírito Santo.
O magistrado entendeu que essa a situação poderia ter sido evitada de modo a impedir os efeitos de uma demissão em massa, com a aplicação das medidas provisórias que sugerem alternativas trabalhistas para este momento. Além de declarar nulas as demissões, o juiz titular determinou a reintegração dos trabalhadores, com o pagamento de salários vencidos e vincendos e, aos contratados em regime sazonal, o recebimento 40% do FGTS.
A decisão ocorre logo após a juíza do trabalho substituta Ana Larissa Lopes Caraciki , da 52ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, determinar que a churrascaria Fogo de Chão reintegre os cerca de 100 funcionários das unidades na capital fluminense, que foram dispensados em abril. A churrascaria usou o artigo 486 da CLT para fundamentar as demissões. O dispositivo estabelece que, em caso de paralisação do trabalho ocorrida por ato do poder público, cabe ao ente governamental o pagamento das indenizações. Na decisão, magistrada afirmou que não é possível alegar fato do príncipe para justificar as dispensas. Isso porque as medidas de isolamento social implementadas pelo Estado e município do Rio visaram a conter a propagação do coronavírus, e não tiveram o intuito de prejudicar setores econômicos.
Para comentar sobre as decisões e esclarecer possíveis dúvidas, deixo à disposição de vocês o especialista em direito Trabalhista e Previdenciário e sócio do FAS Advogados, dr. Luiz Eduardo Amaral de Mendonça.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Att,
Harley Moreira – harley.moreira@rpmacomunicacao.com.br – 11 9 8793-5089
Francini Pizzutto – francini.pizzutto@rpmacomunicacao.com.br – 11 5501-4655
Sobre o FAS Advogados
O FAS Advogados é um escritório de advocacia brasileiro, cuja filosofia é proporcionar aos clientes valor agregado aos seus negócios, atuando no ritmo que o mercado exige e entendendo as peculiaridades de cada segmento, com equipes dedicadas ao Direito Tributário, Societário / M&A, Direito Civil, Comunicação, Trabalho e Regulamentação, com foco em meios de pagamento, entre outros.
Desde 2003, o FAS Advogados busca uma maneira moderna de atender seus clientes, oferecendo serviços jurídicos que possam impactar positivamente e estrategicamente seus negócios. Sua equipe é formada por profissionais altamente qualificados, focados na prestação de serviços jurídicos no mais alto nível e dentro de rígidos padrões éticos de conduta. A filosofia do escritório é estabelecer uma dinâmica de serviço que privilegie a atenção pessoal, alinhada com as formas mais contemporâneas de relações comerciais de sucesso.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…