Categories: Polícia

Kajuru repercute lavagem de dinheiro envolvendo PCC e clubes da Série A

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou nesta quarta-feira (21), em pronunciamento no Plenário, que o Ministério Público de São Paulo investiga um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na negociação de jogadores de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro.

O parlamentar enfatizou que as informações divulgadas pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo surgiram após uma delação premiada do corretor de imóveis Antônio Vinícius Lopes, que admitiu a participação no esquema. Segundo as reportagens, foram apresentadas provas de que empresas agenciadoras de jogadores teriam negociado atletas do Corinthians e do São Paulo com recursos do crime organizado.

— O referido cidadão teria entregado aos promotores contratos, comprovantes de pagamento e prints de conversas no WhatsApp que indicam uma suposta participação do Primeiro Comando da Capital, em São Paulo, na contratação de jogadores. A principal suspeita dos promotores é de lavagem de dinheiro do tráfico na aquisição dos atletas por meio de empresas agenciadoras de jogadores de futebol. Não há, entretanto, indícios de que os jogadores tenham conhecimento da origem do dinheiro. Ainda faltam muitos detalhes, mas virão, e a investigação em si é mais uma triste história envolvendo o nosso futebol — disse o senador.

Kajuru, que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, defendeu a necessidade de “preservar a integridade do futebol brasileiro”. Ele mencionou as respostas dos clubes São Paulo e Corinthians, que negaram qualquer envolvimento no caso.

— Não quero prejulgar, mas apenas torço para que os promotores levem a fundo o trabalho que iniciaram. Como integrante da Comissão de Esportes e ainda da Comissão de Segurança Pública, também como vice-presidente, vou acompanhar de perto as investigações do Ministério Público paulista — informou.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

44 minutos ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

50 minutos ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

1 hora ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

1 hora ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

2 horas ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

2 horas ago