Imagem por @leonidassantana / freepik
Cotado para começar a ser pago este mês de março, o 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segue indefinido e aguardando a análise por parte da Câmara dos Deputados.
O benefício foi cotado para começar a ser pago em março após decisão da Comissão de Finanças e Tributação, onde a respectiva Comissão aprovou o pagamento em dobro do abono anual aos segurados e dependentes do INSS no dia 24 de novembro de 2021.
Apesar de ser cotado para se pago em março, o benefício não pode ser liberado este mês, pois, como a medida se trata de um Projeto de Lei, ela precisa passar por todo cronograma de aprovações determinadas pela Constituição.
Sendo assim, a medida precisa passar pelo aval de todas as Comissões competentes ao tema da Câmara dos Deputados, posteriormente por um julgamento no Plenário do Senado Federal e por fim para sanção ou veto presidencial.
Logo, a medida que institui o 14º salário ainda precisa passar pela aprovação da última Comissão competente ao tema da Câmara dos Deputados, sendo ela a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que aguarda definição de um relator para que possa ser aprovado ou não.
Tendo estes pontos em mente e entendendo também que todo esse processo de votação e aprovação leva tempo, de fato o benefício não será liberado este ano e ainda possui um longo caminho até sua aprovação.
Cientes de que o benefício não será liberado em março, outra dúvida que pode surgir por parte dos aposentados e pensionistas do INSS, é quanto a uma possível aprovação no decorrer do ano.
Essa situação vale apenas como especulação, mas cabem alguns pontos de análise, dentre eles, que para que a medida possa ser aprovada será necessário apoio dos parlamentares frente ao tema.
É importante lembrar que caso o 14º salário do INSS seja aprovado pela Câmara, o mesmo pode vir a sofrer com a resistência dos Senadores em uma possível votação.
Isso porque não só na Câmara dos Deputados há um Projeto de Lei que solicita a criação do 14º salário, como também existe um Projeto em trâmite no Senado Federal.
Contudo, os Senadores já demonstraram desinteresse na medida, tanto é que, desde sua criação em 2020, a medida não avançou e perdeu forte apoio político.
Sendo assim, existe a possibilidade de que a medida seja barrada no Senado, contudo, tudo dependerá da agenda dos parlamentares, do interesse político e de como o benefício poderá impactar nos cofres da União.
Além disso, estamos em um ano eleitoral e talvez a viabilização do 14º salário não esteja nos planos políticos devido às restrições impostas pela Lei eleitoral.
Sem uma definição quanto a uma possível liberação do 14º salário, o 13º salário dos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS já está disponível para consulta.
A liberação do 13º salário deste ano foi definida através de um Decreto publicado pelo Governo Federal ainda em 2020. Para saber como vai funcionar o 13º salário este ano, quem recebe e o calendário de pagamentos, basta acessar aqui e ficar por dentro do benefício para 2022.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma medida emergencial para garantir suporte financeiro…
Até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais…
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…