Muito tem se falado neste final do ano sobre o reajuste do salário mínimo de 2023. Isso porque, desde 2019 o piso nacional não tem um ganho real para os trabalhadores, onde ocorre apenas uma compensação com base nos avanços da inflação para que o brasileiro não perca o poder de compra.
Contudo, um dos movimentos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva estava atrelado ao reajuste do salário mínimo para o ano que vem, com um ganho real aos brasileiros e não só uma compensação da inflação acumulada nos 12 meses anteriores.
Dessa forma, o coordenador do governo Lula para o Orçamento do ano que vem, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), informou nesta última quarta que a previsão da nova gestão é garantir um ganho acima da inflação, de 1,3 ou 1,4% para o salário mínimo em 2023.
“Há esse compromisso de no primeiro ano implementar a regra da média do PIB dos últimos 5 anos [para o reajuste do salário mínimo]. Como houve queda [do PIB em 2020], provavelmente vai ficar em um patamar de 1,3% a 1,4% de ganho real no primeiro ano”, informou Dias em entrevista à GloboNews.
O novo governo de Lula pretende corrigir o salário mínimo através de uma fórmula baseada no PIB (Produto Interno Bruto) — que reflete a soma de riquezas produzidas no país — de dois anos anteriores; mais a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Essa fórmula de cálculo foi usada até 2019 quando o governo reajustou pela última vez o salário dos brasileiros com ganhos reais superiores à inflação.
Dessa forma, a partir de 2020 essa fórmula de cálculo mudou e desde então a correção do salário mínimo leva apenas o INPC como referencial de reajuste, o que traz apenas uma compensação da inflação sem qualquer ganho real para os brasileiros.
Com base nas alegações do coordenador do governo Lula para o Orçamento, o senador Wellington Dias e a previsão do salário mínimo do governo de Jair Bolsonaro para o Orçamento do ano que vem, que considera apenas a inflação, já é possível identificar uma previsão real do piso nacional de 2023.
Conforme indicador do projeto de Orçamento enviado pelo governo de Bolsonaro, onde a expectativa é que o salário mínimo de 2023 fique em R$ 1.302 considerando apenas o INPC, mais a compensação do PIB em 1,3% a 1,4%, o novo piso nacional de 2023 deve chegar em torno dos R$ 1.320.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais…
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…