Empresas do grupo:

Início » Licenças maternidade e paternidade podem ter aumento de dias em 2025

Licenças maternidade e paternidade podem ter aumento de dias em 2025

Propostas no Senado podem ter votação ainda este ano aumentando os prazos. Veja quais são

por Ana Luzia Rodrigues
5 minutos ler

Assim que nasce um filho, pai e mãe se dedicam totalmente a criar este novo ser humano. Cada minuto com o filho é precioso e para isso a CLT garante o direito às licenças maternidade e paternidade. 

Atualmente, a licença maternidade é de 120 dias (ou 180 para empresa cidadã) e a licença paternidade é de 5 dias (20 dias empresa cidadã). Mas este tempo pode receber uma ampliação.

A ampliação destes períodos encontra-se em discussão no Senado, a partir de propostas que estão em tramitação nas comissões.

Sobre a licença-paternidade, a Constituição de 1988 determina que isso é um direito de todo trabalhador e precisa estar regulamentada em lei — o que ainda não aconteceu. A Constituição também estabelece que, enquanto não houver regulamentação, a duração dessa licença será de cinco dias.

Confira a seguir as propostas em análise no Senado:

PEC 58/2023

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) é o autor da PEC 58/2023, proposta de emenda à Constituição que amplia a licença-maternidade de 120 para 180 dias e a licença-paternidade de 5 para 20 dias, incluindo casos de adoção.

Essa matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ). A relatora da proposta é a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA). Ela defende a aprovação da PEC, enfatizando a consonância da proposta com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também a necessidade de garantir direitos iguais a pais biológicos e adotivos.

PLP 167/2023

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) é a autora do PLP 167/2023, projeto de lei complementar que amplia a licença-maternidade para mães de recém-nascidos com deficiência: de 120 para 180 dias, além de prever 180 dias de estabilidade provisória para essas mães.

Mara ressalta que o cuidado de crianças com deficiência exige maior dedicação dos pais.

Seu projeto também previa a ampliação da licença-paternidade para pais de recém-nascidos com deficiência. Contudo, essa medida foi retirada do texto durante sua análise na Comissão de Direitos Humanos, onde o seu relator foi o senador Romário (PL-RJ).

PL 3.773/2023

De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o PL 3.773/2023 é um projeto de lei que prevê a ampliação gradual da licença-paternidade, começando com 30 dias nos dois primeiros anos de vigência das normas até chegar a 60 dias dias. O texto também institui o “salário-parentalidade”, um benefício previdenciário a se pagar durante o período de afastamento.

O texto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos sob a forma de um substitutivo (texto alternativo) elaborado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e agora está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, onde aguarda a designação de relator.

PL 139/2022

O PL 139/2022 é um projeto de lei que amplia a licença-paternidade para 60 dias úteis e permite o compartilhamento de até 30 dias da licença-maternidade com o pai. Também prevê regras diferenciadas para nascimentos múltiplos, filhos com deficiência e parto prematuro, além de assegurar direitos a casais homoafetivos e adotantes.

O autor do projeto é o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). Ele afirma que seu objetivo é incentivar a maior participação paterna nos primeiros meses de vida da criança. Promovendo equilíbrio nas responsabilidades familiares e reduzindo a sobrecarga sobre a mãe.

Essa proposta tramita na Comissão de Assuntos Sociais e está sob a relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF).

PL 6.136/2023

Outra iniciativa do senador Carlos Viana é o PL 6.136/2023. Este propõe o compartilhamento da licença-maternidade entre cônjuges, permitindo a divisão de até 60 dias desse período. Além disso, o texto prevê um aumento no prazo da licença-maternidade: de 120 para 180 dias.

Em casos de filhos com deficiência ou necessidades especiais, a licença-maternidade seria em dobro e poderia compartilhar com o cônjuge ou companheiro de forma alternada.

PL 6.063/2023

O senador Paulo Paim (PT-RS) é o autor do PL 6.063/2023, projeto de lei que garante 180 dias de licença-maternidade e 60 de licença-paternidade. Também prevê a possibilidade de acréscimos em casos de nascimentos múltiplos: a cada gêmeo, a mãe teria direito a 30 dias adicionais. Enquanto o pai teria direito a mais dois dias úteis.

A proposta permite que a licença do pai possa compartilhar com a mãe. Além disso, no caso de casais homoafetivos, “a duração total da licença parentalidade, somados ambos os membros do casal, equivalerá à soma dos períodos que seriam deferidos aos casais heteroafetivos, independentemente do gênero, facultado o compartilhamento entre ambos dos períodos de gozo mediante comunicação prévia ao empregador”.

Essa matéria está em análise na Comissão de Direitos Humanos e está sob a relatoria da senadora Zenaide Maia (PSD-RN). 

Leia também

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal…

Forbes revela 6 hábitos de sucesso e 3 coisas para eliminar da vida

O sucesso não acontece por acaso. Mas você já se perguntou o que as pessoas bem-sucedidas fazem de…

Especialista alerta para o “fim” da Era do Bitcoin; preço vai despencar?

O Bitcoin sempre foi cercado por previsões otimistas e catastróficas. Mas desta vez, um alerta vindo…

Aviso importante de “CPF em risco”; como proteger seus dados

Se você ainda não se preocupou com a segurança do seu CPF, talvez seja o momento certo para começar…

Novo faturamento de R$ 10.000 mensais para MEI? Entenda

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), já deve ter ouvido falar sobre a possibilidade de…

Sefaz ES publica relação de empresas indeferidas para o Simples 2025

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Espírito Santo, por meio da Receita Estadual, divulgou a relação…

Auxílio-doença: Novas regras para perícia médica e prorrogação

O auxílio-doença, agora chamado de Benefício por Incapacidade Temporária, é um direito dos…

DCTFWeb no MIT: Guia Completo para Contadores

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) é uma ferramenta essencial…

Você também pode gostar

Leave a Comment