News Yahoo

Lições que as empresas podem aprender com o BBB

Em parte, isso se deve ao seu poder de renovação e adaptação, tanto na composição humana do programa, quanto no aspecto tecnológico, acompanhando as mudanças comportamentais de seus consumidores.

O que um olhar desatento talvez não note é o quanto o programa pode ensinar às empresas, mesmo que atuem fora do ramo de entretenimento, a se manterem relevantes no longo prazo.

Afinal, já são 22 temporadas de sucesso. Os líderes da Intelie, uma empresa Viasat que promove Inteligência Operacional por meio da análise de dados em tempo real, relacionaram cinco lições valiosas que podem ser extraídas da atração.

1. Monitoramento em tempo real

Assim como no BBB, com câmeras que nunca desligam, é importante que as organizações estejam atentas ao cenário dinâmico. Ao implementar um sistema de monitoramento constante, é possível detectar padrões, acompanhar situações inusitadas e antever tendências. Assim como no jogo, o cenário muda de maneira muito ágil. Algumas empresas ainda tomam decisões “olhando para o retrovisor”, enquanto outras, com uma visão apurada do momento presente, dão passos mais precisos. Imagina só um brother decidindo um paredão com informações da semana retrasada?

2. Visão do todo

No programa, fica bem evidente, na hora da tomada de decisões, a  diferença que faz para os participantes só terem acesso a uma parte da história. De fora, os telespectadores podem ver o todo e, portanto, agiriam diferente. No mundo corporativo, é essencial que os líderes tenham uma visão da operação como um todo, sem pontos cegos, para uma tomada de decisão consciente e assertiva.

3. Capacidade de adaptação

O biólogo britânico Charles Darwin disse: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Essa máxima vale tanto para os jogadores como para o meio corporativo. O mercado está sempre mudando, e o mais importante para uma empresa é sua capacidade de adaptação frente aos novos desafios apresentados a cada dia. 

4. São muitas variáveis

Para prever resultados, é importante revisar o cenário sempre que uma variável muda. A entrada de um participante, as brigas, os romances, as provas do líder, o cansaço dos jogadores: cada posicionamento dos brothers pode afetar a opinião do público. O mesmo vale para as empresas. É necessário que as organizações migrem a prática de gestão de riscos e monitoramento preventivo e mitigatório para um outro nível, permitindo controle e integração das diversas áreas envolvidas no evento da variável em tempo real, garantindo a performance de toda a atividade desempenhada. Quanto mais variáveis forem consideradas na análise da empresa, mais assertiva será sua previsão.

5. Uma grande quantidade de dados

O telespectador do BBB precisa da edição para acompanhar o programa, já que, mesmo no pay-per-view, não seria possível para uma só pessoa acompanhar todas as câmeras ao mesmo tempo. Portanto, mesmo com monitoramento de dados em tempo real, é importante ter uma camada de inteligência que seleciona onde o olhar humano deve focar. Além de organizar os dados e selecionar o que é mais relevante, a plataforma Intelie LIVE® mostra as informações de uma maneira visual e de fácil compreensão, acelerando ainda mais a tomada de decisões.

Assim como o Big Brother Brasil, é importante que as organizações acompanhem as tendências de comportamento, se atualizarem para oferecer a melhor e mais completa experiência para seus usuários, em diferentes plataformas e canais de comunicação. Os avanços tecnológicos têm permitido que as empresas usem de inteligência artificial, aprendizado de máquinas e sensores de Internet das Coisas para aumentar o monitoramento de dados e interpretá-los, transformando essas informações em insights que geram inteligência operacional, economia e avanços.

A Intelie Fundada em 2008 por quatro amigos brasileiros com o objetivo de revolucionar o mercado de análise de dados em tempo real, a Intelie é hoje uma empresa global. A startup desenvolveu o Intelie LIVE®, software de Inteligência Operacional, que une Inteligência Artificial de ponta com inteligência humana para transformar dados em resultados.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

3° Relatório de Transparência Salarial tem prazo de envio até dia 28

Até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais…

34 minutos ago

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

2 horas ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

2 horas ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

3 horas ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

3 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

4 horas ago