Designed by @wirestock/ @rafapress / freepik / editado por: jornal contábil
O ano de 2021 já começou e assim como acontece todos os anos à atenção se volta ao pagamento dos principais impostos como IPTU, IPVA, além das declarações como no caso da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Lembre-se, declarar no início do prazo permite que os contribuintes possam receber a restituição mais cedo, caso seja elegível, por isso começar a juntar os documentos para realizar a declaração é extremamente importante.
É importante ressaltar que mesmo os contribuintes que não tem restituição devem se preparar para realizar a declaração e evitar imprevistos como no caso de informações incorretas que dá tempo hábil suficiente para que o contribuinte possa corrigir a declaração dentro do prazo.
Uma informação importante sobre a declaração que aconteceu desde 2019 é que agora é necessário informar o CPF de todos os dependentes, independente da idade. Por outro lado, não se faz mais necessário ter em mãos o GPS (Guia da Previdência Social) e cópia da carteira de trabalho de funcionários domésticos, já que a Receita não permite mais a dedução dos valores gastos com o INSS desses profissionais.
Confira a documentação básica necessária para que você possa realizar a declaração do Imposto de Renda 2021 sem dores de cabeça.
Dados pessoais
Informe de rendimentos
Informe de pagamentos efetivados
No caso dos documentos de pagamentos efetivos será necessário reunir recibos com assinatura e CPF do profissional prestador do serviço ou ainda notas fiscais de:
Informe de ônus ou dívidas
Para essa situação é necessário reunir qualquer documento ou ainda informação que comprove ônus e dívidas do ano a declarar, sejam elas pagos ou contraídos. Dados como por exemplo empréstimos realizados, dentre outros.
Informe de direitos e bens
Além dos documentos já mencionados anteriormente, saiba quais documentos você precisa guardar e por quanto tempo para evitar dores de cabeça!
Documentos que devem ser guardados por 1 ano
Documentos que devem ser guardados por 5 anos
Documentos que devem ser guardados por 10 ano
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo por Ricardo de Freitas Junior
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…