Chamadas

Losartana é recolhida do mercado: risco de causar câncer a longo prazo

O laboratório Medley anunciou o recolhimento voluntário de todos os lotes dos remédio losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg de losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimidos. A medicação é indicada para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca, é bastante utilizada no Brasil e consta na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A empresa verificou a presença de impurezas mutagênicas nos produtos, provenientes do processo de fabricação e, de acordo com o informado, o recolhimento não foi somente no Brasil. Essas impurezas podem causar alterações no DNA dos usuários, aumentando a possibilidade de câncer a longo prazo. Entretanto, ressalta que o risco específico dessa substância química causar, efetivamente, câncer em humanos ainda é desconhecido.

A empresa esclarece que o recolhimento dos lotes de comprimidos de losartana da marca Medley é voluntário e preventivo. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Anvisa e outros órgãos de saúde dos países estrangeiros.

A losartana é um medicamento indicado em casos de hipertensão e insuficiência cardíaca. Ela promove a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e, consequentemente, diminuindo a pressão nas artérias, o que melhora o funcionamento do coração.

Quais os riscos para os pacientes?

De acordo com a Medley, o recolhimento é uma medida de precaução e que ainda não há dados suficientes que sugiram que o medicamento causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. 

Contudo, parar de tomar o medicamento sem consultar um médico pode ser um risco para as pessoas hipertensas. Por isso, a empresa sugere que os pacientes procurem seus médicos e realizem tratamentos alternativos.

O recolhimento não trará custos aos pacientes. A Medley informa que quem possuir qualquer lote desses produtos pode entrar em contato com o SAC da empresa pelo 0800-703-0014.

Quando a Losartana é recomendada?

Conforme mencionamos no início desta leitura, a losartana é um medicamento indicado em casos de hipertensão e insuficiência cardíaca. Entre os efeitos colaterais que estão na bula do medicamento estão tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens. O medicamento pode ser indicado por um cardiologista para:

  • Tratamento de pressão alta (hipertensão);
  • Tratamento de insuficiência cardíaca;
  • Diminuir o risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto em pessoas que possuem pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda;
  • Proteger os rins e retardar a progressão da doença renal em pessoas com diabetes do tipo 2 e proteinúria.
Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

21 horas ago