Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Caixa Econômica Federal vai liberar o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para isso acontecer, o Conselho Curador do FGTS vai se reunir na terça-feira, 10 de agosto par definir os valores previstos de R$ 5,9 bilhões para serem repassados às contas dos trabalhadores.
O rendimento será direcionado aos trabalhadores formais conforme o saldo que possuíam em suas contas no fundo até 31 de dezembro do ano passado.
Anualmente o FGTS tem um rendimento fixado em 3% mais a porcentagem da TR (Taxa Referencial), esta taxa se encontra zerada. Esse rendimento de 3% ao ano + a TR já foi repassado aos titulares.
Atualmente o FGTS possui mais de 83 milhões de trabalhadores cotistas, sendo um total de 166 milhões de contas ativas (emprego atual) e inativa (emprego anterior), são justamente estas contas que poderão ser beneficiadas com a liberação do lucro.
O trabalhador precisa saber que o pagamento do lucro não vai permitir um novo saque do FGTS. Sendo assim, o valor não será sacado imediatamente. Isso só será possível em casos em que o trabalhador for demitido sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, etc.
Isso vai depender do período em que o trabalhador realizou o saque. Se você fez o resgate em 2021 a porcentagem do lucro será concedida, isso porque, visto que é calculado sobre o saldo que você tinha no final de 2020. Mas, se você fez o saque antes de 31 de dezembro de 2020, o valor do bônus será reduzido.
Para consultar o saldo do FGTS e todos os depósitos que já foram realizados em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, basta acessar o aplicativo FGTS ou Internet Banking da Caixa. Confira:
Também pelo aplicativo, é possível aderir ao saque-aniversário. Sendo permitido que o trabalhador receba todo ano uma parcela do valor que estiver disponível em suas contas do Fundo.
O valor do lucro deverá estar liberado nas contas do FGTS até 31 de agosto de 2021. Mas, tudo vai depender como será feita a distribuição de R$ 5,9 bilhões pelo Conselho Curador do FGTS. O valor é referente a parte do lucro obtido pelo Fundo em 2020.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…