Chamadas

Lucro do FGTS será pago, veja quem vai receber e quando

Um dos principais benefícios dos trabalhadores diz respeito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O benefício ganhou ainda mais destaque este ano com a liberação do saque extraordinário.

No entanto, os trabalhadores ainda têm uma nova possibilidade de receber valores do Fundo de Garantia este ano devido ao repasse do lucro do FGTS.

O lucro do FGTS diz respeito a uma correção monetária que o governo aplica sobre o saldo do Fundo de Garantia de todos os trabalhadores.

Essa correção acontece no último dia do ano, logo, a correção monetária foi aplicada no dia 31 de dezembro de 2021.

Atualmente, o Conselho Curador do FGTS, conselho formado por representantes do governo, empresas e trabalhadores, está trabalhando nos cálculos de qual foi o lucro obtido pela correção.

Assim, a partir da identificação de qual foi o lucro, o conselho será responsável por determinar qual margem de todo lucro será distribuído para os trabalhadores.

Quem tem direito ao lucro do FGTS?

Como a correção monetária do FGTS é aplicada sobre o saldo dos trabalhadores no dia 31 de dezembro de 2021, todo trabalhador que tinha saldo na respectiva data terá acesso ao repasse.

Vale lembrar que quanto maior o saldo que cada trabalhador tinha na conta do FGTS na respectiva data, maior será o repasse que o trabalhador pode receber.

Dessa forma, mesmo que o trabalhador tenha realizado o saque extraordinário do FGTS, ou ainda que tenha sacado por qualquer outra situação, os mesmos ainda terão acesso ao benefício.

Quando o lucro do FGTS vai ser pago?

O lucro do FGTS será pago no mês de agosto, em um cronograma que ocorrerá no mais tardar até o dia 31 do respectivo mês.

Isso porque a lei do lucro do FGTS estabelece que o valor deve ser distribuído a todos os trabalhadores no máximo até o dia 31 de agosto.

Neste momento, o conselho curador do FGTS está verificando a soma total do lucro para identificar qual será o valor exato para pagamento.

A título de comparação, no ano passado o repasse aprovado para os trabalhadores foi de R$ 8,12 bilhões. Onde, desse montante o índice aplicado sobre o saldo do FGTS foi de “0,01863517” ou de 1,86%.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago