News Yahoo

Lula anuncia igualdade salarial, cotas e um pacote de medidas no Dia da Mulher

A Constituição Federal, nossa Carta Magna, em seu artigo 7° estabelece que a prática de diferença salarial por motivos de gênero, idade, cor ou estado civil é proibida, e determina que a isonomia salarial é um direito de todo trabalhador. 

Todavia, infelizmente, não é o que se vê na prática. A desigualdade do valor do salário entre duas pessoas de sexos opostos em mesma função sempre foi um problema presente na sociedade brasileira e também no mercado de trabalho. Mulheres que exercem as mesmas funções de homens ganham menos simplesmente pelo fato de serem do sexo feminino.

Hoje, dia 08 de março, quando comemora-se o Dia Internacional da Mulher, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou um Projeto de Lei (PL) que iguala os salários de ambos os sexos quando exercem o mesmo ofício. O seu não cumprimento acarreta em multas pesadas.

O evento ocorreu no Palácio do Planalto, onde o presidente Lula anunciou um pacote de medidas para as mulheres. Ele afirmou que a Justiça fará seu papel em fiscalizar a nova lei.  Declarou ainda que esse é o primeiro passo para novas políticas públicas que ainda precisam ser criadas.

Leia também: Indicador Econômico Recua 11 Pontos No Brasil No 1º Trimestre Deste Ano

Pacote de medidas foi anunciado

Além do projeto de Lei que equipara os salários de homens e mulheres, outras medidas foram anunciadas pelo governo nesta quarta-feira, dia 08:

  • Investimento de R$ 372 milhões na implantação de 40 unidades da Casa da Mulher Brasileira, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
  • O governo recriará o programa Mulher Viver sem Violência, que prevê a doação de 270 viaturas para a Patrulha Maria da Penha nos 26 estados e no Distrito Federal.
  • Cota para mulheres vítimas de violência: decreto que regulamenta a cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas na administração federal direta, autarquias e fundações.
  • Decreto com o compromisso de distribuição gratuita de absorvente no SUS
  • Instituir o Dia Nacional Marielle Franco, lembrado a cada 14 de março, data em que a vereadora Marielle Franco, da cidade do Rio de Janeiro foi assassinada. A ação visa conscientizar contra a violência política de gênero e de raça.
  • Criação de uma política de enfrentamento ao assédio sexual e moral e discriminação na administração pública federal.
  • Equidade no SUS
  • Criação do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde. A portaria foi publicada no ‘Diário Oficial da União’ desta quarta.
  • Abertura de vagas em cursos e programas de educação profissional e tecnológica para 20 mil mulheres em situação de vulnerabilidade nos próximos dois anos.
  • Assinatura de decreto que determina a licença-maternidade para integrantes do programa bolsa-atleta. A medida garante o recebimento regular das parcelas do programa voltado para atletas de alto desempenho até que a beneficiária possa iniciar ou retomar a atividade esportiva.
  • Política Nacional de Inclusão, Permanência e Ascensão de Meninas e Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação. A previsão é de que o CNPq disponibilize R$ 100 milhões para financiar projetos de mulheres nas ciências exatas, engenharia e computação.
Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago