Mães solteiras poderão receber um valor fixo de R$ 1.200 em 2021. Na verdade, trata-se de Projeto de Lei 2099/20, que repercutiu muito em 2020, ganhando total apoio popular. Entretanto, o projeto não foi aprovado no ano passado.
O PL, de autoria do Deputado Federal, Assis Carvalho (PT-PI), institui o auxílio permanente de R$ 1.200 mensais à mulher provedora de família monoparental (quando a mulher chefia a família sem ter um companheiro ou cônjuge, com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos.
O projeto exige, que as mulheres beneficiadas cumpram os seguintes requisitos:
A proposta chegou na Comissão dos Direitos da Mulher no dia 06/11/2020 de lá pra cá segue inalterada, ou seja, nada aconteceu. A medida deve ser analisada em caráter conclusivo pelas seguintes comissões:
Defesa dos Direitos da Mulher
de Seguridade Social e Família
de Finanças e Tributação
de Constituição e Justiça
de Cidadania
Após todo esse trâmite de apreciação pelas comissões a proposta retorna para a Câmara dos Deputados para votação e acréscimo de eventuais mudanças, logo o projeto segue para votação do Senado e por fim pro sanção ou veto presidencial. Entretanto, o PL segue sem um data definida para ser apreciada pelo plenário, levando em conta, que os políticos estão de recesso.
Lembrando que a ala governamental não se mostra interessada na aprovação de um projeto como este, inclusive cada vez menos se vê comentários por parte dos políticos em relação a este projeto.
Então, as mães solteiras não devem se animar muito com uma possível aprovação do benefício, existe ainda um longo caminho para que possa se tornar uma realidade.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…