Rio de Janeiro

Mais da metade dos municípios do RJ estão sem registros de óbitos por Covid-19

O número de mortos por Covid-19 no estado do RJ caiu desde o início do ano. 

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostrou que 47 cidades não registraram óbito pela doença entre 1º e 18 de abril.

Além disso, entre fevereiro e março, o estado registrou 1.719 e 390 mortes, respectivamente, uma queda de 77,3% nas mortes.

Entre as cidades que não relatam mortes por Covid-19, estão Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro D’Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Tanguá, Trajano de Moraes, Valença e Vassouras.

A coordenadora de Informações e Saúde da SES, Luciane Velasque, destaca que: “Esse resultado é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu 86% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses. O último Mapa de Risco para Covid-19 mostra que óbitos e internações reduziram, e o estado segue em risco muito baixo para a doença”.

A SES observou que muitos dos casos foram notificados após a data da morte. Portanto, desde o início da pandemia, recomenda-se analisar as informações pela data do óbito; ao invés da data cadastrada no sistema.

De acordo com a última atualização, com referência à 77ª edição do Mapa de Risco Covid-19 divulgado nesta quinta-feira (14 de abril), o estado está na bandeira verde pela sexta semana consecutiva e o risco de Covid-19 é muito baixo.

A análise compara a 14ª semana epidemiológica (SE 14) de 3 a 9 de abril deste ano com a 12ª semana de 20 a 26 de março (SE 12).

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, alerta: “Mesmo diante desse cenário de queda sustentada, precisamos que a população não se descuide da vacinação. As pessoas que ainda não receberam a 2ª dose ou dose de reforço devem retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço”.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago