Chamadas

Mais de 1 milhão de pessoas não sacaram o auxílio emergencial

Mais de 1 milhão de pessoas que receberam o auxílio emergencial não movimentaram o benefício que foi depositado em sua contas digitais dentro do prazo determinado por decreto que regulamentou o recurso.

O calendário de saques do auxílio emergencial chegou ao fim no dia 27 de janeiro, porém, de acordo com o Ministério da Cidadania, 1,4 milhão de pessoas não movimentaram os recurso do benefício dentro do prazo válido. O dinheiro que não foi sacado foi devolvido aos cofres públicos. Segundo o Ministério a devolução foi algo em torno de R$ 1,3 bilhão.

Imagem Agência Brasil

Segundo o decreto, o período de validade da parcela do auxílio emergencial é de 90 dias, contados assim que é liberada a verba, segundo o calendário de pagamentos do benefício.

Para o Bolsa Família o prazo é maior, 270 dias. O beneficiário não movimentando a conta nesse intervalo, o dinheiro poderá ser devolvido pelo banco aos cofres da União.

Para verificação da movimentação dos recursos, o prazo é considerado a partir da data do crédito de cada parcela na conta poupança social digital aberta em nome do trabalhador. O beneficiário deve fazer alguma movimentação financeira de qualquer valor dentro do prazo definido, ou seja, não é necessário utilizar todo o valor do benefício creditado.

O auxílio emergencial foi sendo creditado antes na poupança digital, na Caixa Econômica Federal, sendo o valor movimentado através do aplicativo Caixa Tem. Em todas as etapas, os saques em dinheiro foram sendo liberados somente após o recurso ficar disponível para transações no aplicativo.

O dinheiro na conta digital possibilita o pagamento de contas, boletos, e realizar compras em supermercados padarias, farmácias e etc. Usando o o cartão de débito virtual e QR Code, nas maquininhas débito. Também dá para pagar contas de água, luz, telefone e gás pelo aplicativo ou nas lotéricas, com a opção “Pagar na Lotérica”, do Caixa Tem.

O valor também pode ser sacado nas agências da Caixa, caixas eletrônicos, lotéricas ou correspondentes bancários Caixa Aqui. Sendo possível também realizar transferências para outros bancos e sacar o dinheiro direto do caixa eletrônico de sua instituição bancária.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago