Uma indisponibilidade na operação de transferência bancária do Banco Central resultou no atraso do pagamento de 45.335 parcelas do seguro-desemprego. A informação teve sua divulgação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na noite de quinta-feira, dia 18.
Apenas as parcelas via TED foram devolvidas, e o ministério assegurou que serão reemitidas para pagamento na próxima terça-feira, dia 23 de maio. O pagamento via TED das parcelas estava programado para terça-feira, dia 16.
Dessa forma, os trabalhadores poderão consultar as informações de pagamento em suas Carteiras de Trabalho Digitais a partir das 12h deste sábado (20). O MTE lamenta o ocorrido e reitera que atua no sentido de assegurar os benefícios a que os trabalhadores têm direito.
Leia também: Empregado Doméstico Recebe Quantas Parcelas De Seguro-Desemprego?
Vale ressaltar que desde o dia 11 de maio, a parcela mínima do seguro-desemprego subiu para R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo.
O seguro-desemprego é um dos direitos dos trabalhadores brasileiros que está incluído na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Por intermédio desse benefício o governo concede auxílio em dinheiro por determinado período de tempo — que varia de 3 a 5 meses — ao empregado que perdeu o emprego contra a sua vontade.
Pode receber o seguro-desemprego o trabalhador com carteira assinada demitido sem justa causa, incluindo casos de rescisão indireta (quando o empregado “dispensa” o patrão). Empregados domésticos também têm direito.
Além desses casos, o benefício é de direito do funcionário com registro em carteira que teve o contrato de trabalho suspenso para participar de curso ou programa de qualificação profissional. Além do pescador profissional durante o período do defeso e o trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…