Contabilidade

Mais de 77 mil empresas já solicitaram a adesão ao Simples Nacional em 2023

Desde o dia 2 de janeiro de 2023, empresários de todo o Brasil podem realizar a adesão ao regime tributário do Simples Nacional, o regime mais popular entre as empresas.

Por conta do Simples Nacional ser um regime que oferece diversos benefícios para Micro e pequenas empresas, é comum que muitos empresários façam a solicitação.

Até hoje, 24 de janeiro de 2023, mais de 270 mil empresários já realizaram a solicitação de adesão para integrar o Simples.

Tenha uma boa leitura!

O Simples Nacional é um regime tributário para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que são a maioria das empresas do Brasil.

As Micro e Pequenas empresas representam 99% de empresas privadas brasileiras, sendo responsáveis por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Só o número de micro e pequenas empresas brasileiras já justificaria o grande número de empreendimentos querendo realizar a adesão ao Simples Nacional em 2023, mas não é só isso, veja as principais vantagens do Simples:

  • Menor carga tributária;
  • Menos obrigações acessórias;

Mais de 270 mil empresas já fizeram o pedido de adesão ao Simples Nacional

O pedido de solicitação para adesão ao Simples Nacional pode ser feito por microempresas e empresas de pequeno porte até o dia 31 de janeiro de 2023.

Do dia 2 de janeiro de 2023 até o dia 24 de janeiro de 2023, 277.414 empresas já realizaram a solicitação de opção pelo Simples, o número deve aumentar até o final do mês.

Para empresas recém-abertas, o prazo para a adesão ao Simples Nacional é de 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham se passado 60 dias da data de abertura do CNPJ.

Quando a solicitação for aprovada, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção só será possível no mês de janeiro do próximo ano-calendário, produzindo efeitos a partir de então.

Leia também: Empresas tem até o dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Conclusão

O número de solicitações para realizar a adesão ao Simples Nacional em 2023 deve ter um aumento até o final do mês de janeiro.

O processo para solicitar a opção pelo Simples Nacional é bastante simples e pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional, em:

  1. Simples – Serviços;
  2. Opção;
  3. Solicitação de Opção pelo Simples Nacional.
Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

7 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

9 horas ago