INSS

Mapeamento previdenciário: Mudanças ocasionadas pela reforma da previdência

Como sabemos, a reforma da previdência, aprovada em novembro de 2019 para aposentadorias do Regime Geral (setor privado) e para servidores públicos federais, trouxe consigo uma série de mudanças importantes no ambiente de negócios do país, as quais geraram impacto direto tanto para os contribuintes (sobretudo em relação à fixação de novas idades e tempos mínimos de contribuição para aposentadoria), quanto para as empresas (no que concerne, por exemplo, ao cálculo dos descontos em folha e a gestão do histórico de contribuições do trabalhador).

Todo este contexto, por sua vez, reforça ainda mais a importância do mapeamento previdenciário, serviço especializado do âmbito jurídico que oferece uma série de benefícios significativos para as organizações e para os trabalhadores.

Neste sentido, ao longo deste artigo, destaco as principais características do mapeamento previdenciário e os ganhos decorrentes deste processo.   

No que consiste o mapeamento previdenciário?

Em linhas gerais, o mapeamento previdenciário pode ser definido como uma análise minuciosa em que são revisados os critérios de apuração e recolhimento das contribuições sociais pagas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), avaliando os eventos incluídos na base de cálculo para recolhimento para os cofres públicos.

A partir deste estudo – que, naturalmente, exige ampla expertise sobre o direito previdenciário – são verificadas todas as possibilidades de revisão das respectivas bases de cálculo das remunerações de natureza indenizatória, transitória, remuneratória e compensatória, bem como o limite de base que deve ser atribuído para o recolhimento do Sistema S – SESC/ SENAI/SENAC/ SEBRAE/SESI, por meio de um mapeamento dos eventos levados à base tributável: resumo de folha, GFIP/SEFIP, DCTFWeb, GPSs.

Por fim, com base nas informações coletadas e cruzamento de dados previdenciários, gera-se um relatório detalhado, com parecer jurídico, sobre os eventos passíveis de revisão e outros pontos que podem ser analisados entre empregadores e empregados.

Os benefícios que o mapeamento previdenciário oferece para as empresas

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Sobre a questão dos benefícios diretos do mapeamento previdenciário, é interessante frisar que, durante muito tempo, este estudo e planejamento ficou restrito, nos escritórios de advocacia, a consultas solicitadas por contribuintes que almejavam ter uma perspectiva mais clara sobre seus potenciais rendimentos pós-aposentadoria.

Entretanto, hoje, já é sabido que o mapeamento previdenciário tem efeitos claros no dia a dia das empresas, quando avaliamos pontos como:

  • Análise e defesa de ações regressivas acidentárias;
  • Estudo de casos de afastamento;
  • Diagnóstico previdenciário de contribuições dos colaboradores da empresa;
  • Correção de inconsistências na base de dados do INSS;
  • Apoio aos colaboradores para processos de pedido de aposentadoria;
  • Vistas de processos e checagem de pendências, dentre outros pontos.

Diante deste cenário, o mapeamento previdenciário assume, hoje, um caráter estratégico para as empresas, uma vez que contribui para a garantia da resolução de questões como as que apontamos acima – as quais têm impacto direto no caixa das empresas – e também para aumentar os controles internos das companhias que, através de um suporte especializado externo, podem, por fim, se concentrar nas atividades core de seus negócios sem correr riscos e ainda prestando o suporte devido aos seus colaboradores.

Por: Roberto Cardone, Sócio no FNCA Advogados. Formado em Direito, o executivo possui mais 20 anos de experiência no ramo jurídico, com especialização em direito tributário e foco no suporte às empresas e atividades de consultoria, administração e gestão empresarial.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

2 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago