Imagem por @rawpixel.com / freepik
O ano de 2020 forçou a digitalização de milhares de empresas, que encontraram na internet a solução para se manterem presentes na mente do consumidor durante o período de isolamento social.
Com a concorrência on-line acirrada, os empreendedores que souberam tomar partido do marketing estratégico para garantir a perenidade dos negócios largaram na frente e encerram 2020 com resultados positivos.
Já as empresas que se ativeram a apenas criar uma “@” nas redes sociais precisarão correr atrás do prejuízo.
O estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, realizado pela IBM Institute for Business Value (IBV), mostra a importância do tema para empresas de 22 setores em 20 países e revela que quase seis em cada dez organizações pesquisadas aceleraram suas transformações digitais devido à pandemia.
Entre os executivos brasileiros entrevistados, 51% disseram que devem antecipar projetos de digitalização nos anos de 2021 e 2022.
Exemplos não faltam de empresas que apostaram em práticas de marketing para transpor a crise e foram bem-sucedidas. No varejo, Magazine Luiza e Americanas ampliaram a interação com o consumidor por meio de lives, lançaram conteúdos fora da caixa, cresceram com suas plataformas de marketplace e contribuíram para o bom desempenho do setor varejista no último trimestre, que segundo estimativas da Neotrust/Movimento Compre&Confie faturou R$ 33,4 bi.
Na área de educação, o EaD derrubou as paredes das salas de aula e abraçou milhares de brasileiros que adotaram a tecnologia para manter os estudos em dia ou para aprender novas habilidades em cursos e mentorias com foco em capacitação.
O Grupo EMB, voltado para formação de profissionais para o mercado financeiro, teve faturamento superior a R$ 2,2 milhões em 2020 e cresceu cinco vezes no comparativo com 2019.
“Investimos bastante em produção de conteúdo, realizamos pelos menos 5 lives por dia em nossos canais para que o público nos conhecesse melhor e se interessasse em participar dos nossos cursos, programas de formação e de mentoria”, revela o CEO do Grupo EMB, o economista Fabio Louzada.
Além da produção de conteúdo e ampliação do time de professores (que agora conta com mais de 40 profissionais), o grupo aproveitou as interações possibilitadas pelo marketing digital para pesquisar o setor e criar projetos mais conectados com a realidade do mercado financeiro.
Hoje, fora a startup Eu Me Banco, integram o Grupo EMB as spin-offs Você AAI, Partiu Banco, Elas se Bancam e a agência Aceleraê – todas criadas em 2020.
Muitas empresas tiveram que migrar para o mundo digital às pressas para se adequar ao novo panorama do mercado, onde o marketing se apresenta como catalisador de vendas e de interações mais intrínsecas com parceiros e clientes.
Com 2021 batendo à porta, é hora de focar em planejamento para adotar boas práticas de marketing digital para melhorar o desempenho dos negócios nos próximos 12 meses. Fabio Louzada compartilhou cinco técnicas usadas pelo Grupo EMB que podem ser implementadas por empresas de qualquer porte ou área de atuação.
“Conteúdo relevante será sempre a melhor ferramenta de marketing. Quanto mais conteúdo de valor você gera para a audiência, mais pessoas você atrai para o seu negócio. Além disso, o alcance do conteúdo faz com que a empresa reduza os gastos com propagandas, proporcionando um resultado mais eficiente.”
“Realize pesquisas com frequência, é preciso conhecer as pessoas com as quais a empresa está se comunicando.
Dessa forma é possível criar produtos e lançar mão de novos gatilhos de vendas. O Instagram é um bom canal para fazer pesquisas junto ao público.”
“É muito importante saber como os concorrentes estão agindo e quais são os seus lançamentos. Além disso, tenha marcas e profissionais que são destaques no mercado como referência. Observe o que eles têm de melhor e traga para o seu negócio.”
“Utilizamos o sistema da RD Station e isso nos ajuda a controlar campanhas de forma automatizada. Sabemos quantos cliques o aluno deu antes de efetivar a matrícula e seu histórico de navegação até a compra.
Assim, temos as informações necessárias para direcionar 100% do nosso conteúdo de forma eficaz.
Indico também o uso da plataforma para planejar campanhas de e-mail marketing com antecedência e deixar o envio a cargo da plataforma, isso poupa tempo um tempo valioso.”
“Diversificação é fundamental. As empresas do Grupo EMB estão presentes no Instagram, no YouTube e no Linkedin. O Instagram pertence ao Facebook, YouTube ao Google e LinkedIn a Microsoft, com isso não ficamos expostos a nenhum bloqueio, dificilmente vamos sair do ar.
Além disso, podemos passar mensagens diferentes em cada plataforma e atingir mais pessoas. No LinkedIn focamos mais em textos, no Instagram conseguimos mais interação e no YouTube apostamos em vídeos e lives. Em 2021 vamos apostar também no TikTok.”
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…