Chamadas

Medida aumenta margem consignável do INSS por 2 anos

A Medida Provisória 1006/20 que tem como relator o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), que defende o parecer que prorroga por dois anos a margem maior, de 35% para 40%, para acesso a empréstimo consignados de aposentados e pensionistas.

“Os estados estão em lockdown, e as pessoas estão com necessidade de acesso ao crédito. Aposentados estão negativados e à mercê de empresas que cobram juros altíssimos”, alertou.

O deputado disse que quando a medida provisória estava em vigor, gerou em torno de R$ 20 milhões no mercado. Para ele, o empréstimo consignado, por ter juros mais baixos, é uma alternativa para os superendividados.

“Eu como militar, já fiz empréstimo consignado. Muitas vezes era para reduzir minhas dívidas”, lembrou. “O aposentado muitas vezes usa o crédito para abrir um negócio, comprar remédio, alimentos.”

Divergência

A deputada Rejane Dias (PT-PI) apresentou questão de ordem para retirar o artigo 6 do projeto de lei de conversão por tratar de tema estranho à medida provisória. É um artigo que permite a concessão de benefício de auxílio por incapacidade temporária por apresentação de análise de atestado médico e documentos complementares ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para o relator, o texto é referente a aposentados e pensionistas, que são geridos pelo INSS.

“Não é matéria estranha”, defendeu. “Há casos parados e filas intermináveis em agências do INSS por causa da pandemia. Precisamos tornar o INSS mais ágil para atender a população.”

Vice-presidente da Câmara prevê votação da MP sobre crédito consignado nesta segunda-feira

Marcelo Ramaos (PL-AM), vice-presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que a votação da medida provisória que pretende ampliar a margem de crédito consignado de aposentados e pensionistas durante o período da Covid-19 será realizada nesta segunda-feira (8). A votação da MP 1006 será de forma remota. O Capitão Alberto disse que os aposentados não podem mais esperar, numa postagem no Twitter.

Texto estava na pauta das sessões realizadas na quarta-feira (3) à tarde, e na quinta-feira (4) pela manhã. Porém, não houve acordo para votação, sendo adiada. A inteção é que a votação seja feita na segunda-feira (8).

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

9 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

10 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

10 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

11 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

11 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

13 horas ago