O Projeto de Lei 3605/20 reduz a taxa de juros cobrada de micro e pequenas empresas em financiamentos com base na Taxa de Longo Prazo (TLP) durante a pandemia de Covid-19 no País. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
Está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3605/20 de autoria do Deputado Federal Eduardo Costa (PTB-PA) e outros sete parlamentares, que tem como objetivo reduzir a taxa de juros cobrada de micro e pequenas empresas em financiamentos com base na Taxa de Longo Prazo (TLP) durante o período de pandemia.
Atualmente o texto da PL está em analise pela Câmara, onde a proposta estabelece que a TLP, quando aplicada à concessão de financiamentos destinados a micro e pequenas empresas, deverá ter os valores reduzidos por pelo menos à metade enquanto os efeitos da pandemia perdurarem na economia e saúde pública reconhecida pela Lei 13.797/20.
A medida prevê ainda diferentes taxas para diferentes prazos e modalidades, conforme o regulamento a ser editado pelo Poder Executivo.
O Projeto de Lei considera micro e pequenas as empresas com sede no País que tenham auferido, no ano-calendário de 2019, receita bruta igual ou inferior a R$ 4,8 milhões.

Efeitos e contrapartida
Em contrapartida as empresas, o texto exige a manutenção do nível de empregos e de salários, e ainda proíbe:
- Recompra de ações
- Aumentos salariais
- Bônus
- Benefícios adicionais a seus executivos e dirigentes
- Uso de recursos para operações de tesouraria
- Distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio
Além disso o projeto também exige a manutenção de preços de bens e serviços ofertados pela instituição, ressalvados os aumentos justificados decorrentes de elevação nos custos.
“Uma forma de promover a retomada pode vir com a redução de juros vinculados a políticas públicas de crédito. É o caso dos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que se tornam fundamentais em momentos em que bancos privados, em face da crescente incerteza, freiam seus empréstimos e preferem manter sua liquidez”, diz o texto que acompanha a proposta.
Tramitação do Projeto de Lei
O projeto de lei que tramita em caráter conclusivo, agora será analisado pelas comissões de:
- Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços
- De Finanças e Tributação
- De Constituição e Justiça e de Cidadania
Conteúdo por Jornal Contábil, com informações agência de notícias da Câmara dos Deputados
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp