Está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 255/21 de autoria do deputado federal Roberto de Lucena (Pode-SP) que pretende alterar a Lei do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que a mesma possa permitir que os recursos do fundo possam ser utilizados também na construção de templos religiosos.
Conforme a lei atual, os recursos devem ser obrigatoriamente aplicados em habitação, saneamento básico, em infraestrutura urbana bem como em operações de créditos de entidades hospitalares filantrópicas.
A Constituição Federal já garante a imunidade tributária de qualquer entidade com cunho religiosos no país. As entidades são isentas de todos os impostos governamentais incidentes sobre o templo em que ocorra cerimônias religiosas ou incidentes sobre rendas e serviços relacionados à entidade mantedora.
De acordo com Roberto Lucena o Estado brasileiro, mesmo sendo laico, deve reconhecer a importância e o papel social desempenhado pelas instituições que possuem cunho religioso.
“Muitas são as atividades desempenhadas por religiosos em total consonância com a ação estatal. Nada mais legítimo do que possibilitar então que os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço sejam também utilizados para a construção de templos religiosos, que são agências de cidadania e de fomento da participação comunitária e colaboram decisivamente para a saúde física, emocional e, com exclusividade, da saúde espiritual da população”, declarou Roberto Lucena.
Conteúdo adaptado por Jornal Contábil com informações da Câmara dos Deputados
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…
A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…
A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…
Se você é daqueles que não começa o dia sem uma xícara de café, é…
Quando falamos de riqueza no Brasil, muita gente logo pensa em mansões, carros de luxo…
O mês de março traz uma boa notícia para milhões de trabalhadores brasileiros: o pagamento…