Imagem De C.Castilla / adobe stock
Nesta quarta-feira (23), o Senado Federal deve votar dois Projetos de Lei que buscam estabilizar os preços dos combustíveis em todo o país. A ordem está prevista para começar às 16h.
Os projetos são o PL 1.472/2021 que cria a Conta de Estabilização de Preços que será gerida pelo Poder Executivo e o PLP 11/2020 que estabelece a cobrança em uma única fase da cadeia de produção para uma série de combustíveis, propondo que o imposto tenha uma alíquota única para cada produto em todo o território nacional.
Dentre os combustíveis que poderão ser submetidos à tributação temos:
O senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator dos dois projetos, informou em entrevista à Radio Senado nesta quarta que está entregando ao país um pacote legislativo com duas soluções para a questão. O senador disse ser fundamental a votação das matérias nesta quarta, “para todos irem curtir o feriado com o dever cumprido”.
Nesta última terça-feira (22) o senador Jean Paul Prates, anunciou novas mudanças para os textos, onde em uma das propostas o parlamentar propôs inicialmente a criação de um novo imposto de exportação incidente sobre o petróleo bruto para abastecer uma conta de compensação com objetivo de frear a alta dos combustíveis.
Contudo, o senador acabou desistindo da ideia e retirou do relatório o novo tributo. Jean Paul informou que ficará a cargo do Poder Executivo acrescentar à conta de compensação o dinheiro de impostos já existentes e que sejam relacionados ao aumento do preço internacional do petróleo.
Assim, a principal função da medida será de converter o lucro do governo com a alta do petróleo em redução do preço dos combustíveis para o consumidor final.
Sendo assim, o que for arrecadado a mais pelo governo deverá ser repassado à conta para segurar o preço dos combustíveis. Logo, a conta terá o objetivo de amortecer a elevação para o consumidor.
Dito isto, a conta de compensação deve ser alimentada por meio das seguintes fontes:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…