MEI

MEI: 7 coisas que te impedem de conseguir um empréstimo

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) e está precisando de crédito, é possível conseguir, mas é preciso entender que determinadas coisas podem estar te impedindo de obter seu empréstimo.

Milhões de empreendedores abrem seus negócios todos os anos e saem em busca de crédito para investir, mas para conseguir um investimento pode ser mais difícil em algumas situações.

O MEI tem acesso a diversas linhas de crédito com juros baixos e com uma quantidade maior de parcelas.

Nome sujo

Não pense que abrir um CNPJ MEI será o suficiente para conseguir crédito, você precisa regularizar seu CPF para que as melhores oportunidades para pessoas jurídicas apareçam para você. Não é impossível, mas é extremamente difícil conseguir empréstimo com nome sujo, mesmo como Microempreendedor.

Não ter faturamento

Muitos profissionais abrem um Microempreendedor Individual pensando única e exclusivamente em obter crédito, mas se o seu negócio não tem faturamento, será quase impossível conseguir crédito, somente por programas do governo (se as regras permitirem).

Não pagar o Boleto do MEI

Deixar de pagar as suas contas em dia pode prejudicar a sua busca por um empréstimo, se você quer crédito, pagar todos os seus Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em dia já é um passo.

Não enviar a declaração anual

A declaração anual é uma das principais obrigações do MEI, ela é simples de ser enviada, basta informar o seu faturamento bruto no ano-base. Essa obrigação vai te ajudar a comprovar a sua renda nos bancos e será exigida para conceder crédito.

Não ter conta CNPJ

O MEI tem a opção de utilizar a sua conta pessoa física para trabalhar, mas essa decisão pode ser um erro. Abrir uma conta CNPJ pode te ajudar a criar uma melhor relação com os bancos, aumentando as suas chances de obtenção de crédito.

Leia também:

Não estar buscando nos locais certos

Receber respostas negativas na hora em que você está buscando um empréstimo é normal, porém, para encontrar as melhores instituições financeiras para o MEI conseguir crédito será preciso buscar oportunidades em mais de um local.

Falta de comprovação

Um Microempreendedor precisa saber como comprovar a sua renda, ter documentos como a Declaração anual do MEI e a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, podem ser documentos comprobatórios exigidos pelas instituições.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

3 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

4 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

4 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

4 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

4 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

4 horas ago