MEI

MEI: como conseguir um empréstimo?

Muitos empreendedores acreditam que apenas abrir um Microempreendedor Individual (MEI) é suficiente para conseguir um empréstimo, mas existem alguns requisitos que precisam ser seguidos para obter crédito.

Existem dezenas de milhões de MEIs no Brasil, mas muitos acreditam em mentiras sobre como conseguir uma linha de crédito realmente confiável, que vai te trazer resultados no futuro.

Empreendedor, confira os próximos tópicos e aprenda como conseguir um empréstimo com mais facilidade e da maneira correta.

Quanto tempo demora para um MEI conseguir um empréstimo?

Um Microempreendedor Individual pode conseguir um empréstimo após 6 meses (baixa probabilidade) e 12 meses (provável). Além disso, é preciso ter um faturamento estável, que comprove que o seu empreendimento tem condições de quitar o empréstimo ou tenha alguma garantia para oferecer.

O que pode impedir de conseguir crédito?

Não pagar seus tributos corretamente, pode afetar as chances do seu MEI de conseguir crédito, além disso, não manter uma boa relação com o seu banco pode prejudicar o seu Microempreendedor Individual.

Deixar o seu empreendimento parado e sem movimentações de compra e venda pode ser um erro também, que prejudicará a sua empresa a conseguir o tão sonhado crédito para realizar um investimento.

Fuja dos golpes!

Assim que você abre um MEI o seu CNPJ fica público, com isso fica fácil de diversos golpistas encontrarem o número do WhatsApp da sua empresa e o seu e-mail para te oferecer diversos “serviços”.

Se o seu MEI foi aberto recentemente e você não tem renda, fuja de golpe, não preencha seus dados e nem clique em links duvidosos que podem chegar por SMS, e-mail e WhatsApp.

Como um MEI pode conseguir um empréstimo?

Para conseguir um empréstimo existem diversas coisas que o Microempreendedor Individual deve se atentar:

Pague o boleto do MEI: Realizar o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ajuda a manter a reputação financeira do seu negócio e é um dos passos a serem seguidos.

Tempo de funcionamento: Seu MEI precisa ter, de preferência, mais de um ano de funcionamento e um faturamento estável para conseguir mais opções de crédito. Já ter enviado Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) pode te ajudar a comprovar sua renda.

Conta Pessoa Jurídica (PJ): O MEI pode utilizar conta de pessoa física, mas escolha uma conta pessoa jurídica para realizar as suas transações comerciais e mantenha um bom relacionamento com a instituição.
Um bom relacionamento com os bancos: compre e venda com a sua conta PJ, receba pagamentos por ela, pague suas contas e quando receber algum crédito, realize o pagamento na data correta.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

2 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago