Segredo Revelado: Por Que é Tão Difícil para um MEI Conseguir um Empréstimo e o Que Fazer a Respeito / Imagem freepik
Muitas pessoas desejam abrir um Microempreendedor Individual (MEI), mas acabam ficando perdidos por não saber como gerenciar esse modelo de empresa. Muitos profissionais pagam outras pessoas para ajudá-los com tarefas simples.
As tarefas mais simples e básicas do seu MEI podem ser feitas por você mesmo, tudo isso de maneira simples e fácil. Vamos te ensinar como gerenciar seu Microempreendedor Individual, saiba o que o você vai aprender:
A declaração anual do MEI já pode ser enviada e o prazo vai até o final de maio deste ano, para realizar o envio desta declaração basta informar o seu faturamento bruto do ano passado (2024).
Veja como enviar a sua declaração:
Junte todo seu controle financeiro de dinheiro em espécie e confira os seus comprovantes de faturamento nas contas do seu MEI, inclusive as informações das contas das máquinas de cartão.
A emissão de Nota fiscal é bem simples, a Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) é emitida pelo Portal de Gestão NFS-e, para isso basta realizar o acesso com a sua Conta GOV. Já a NF-e é a Nota Fiscal de Vendas de produtos é emitida pelo portal específico do Sebrae.
Para conferir instruções completas sobre como emitir as suas declarações e conferir o site para emitir as suas notas fiscais, clique aqui.
Lembrando, o MEI só é obrigado a emitir nota fiscal quando acontecer:
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), também conhecido como Boleto do MEI, é a guia de pagamento que o Microempreendedor deve emitir e realizar o pagamento todo mês até o dia 20.
Confira abaixo como emitir o DAS:
O Relatório Mensal de Receitas é uma das obrigações do MEI que poucos empreendedores cumprem, este é um documento obrigatório, previsto em lei para todo Microempreendedor. Mesmo não sendo preciso ser enviado para nenhum órgão, essa obrigação deve ser preenchida até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou prestações de serviços.
Acesse aqui o modelo do relatório.
Esse nesse relatório você deve informar todo seu faturamento mensal e vai te ajudar a ter o controle do seu faturamento, facilitando a entrega da Declaração anual no próximo ano.
Esse relatório deve ser arquivado, com as notas fiscais por um período mínimo de 5 anos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…