MEI

MEI, aprenda como vender para o Governo!

O Microempreendedor Individual (MEI) possui muitas vantagens, como a possibilidade de realizar vendas para o poder público participando de licitações, o que pode ser extremamente benéfico.

É preciso entender que os MEIs, mesmo que de uma maneira diferente de outras empresas, são pessoas jurídicas, e, por conta disso, podem aproveitar diversos benefícios exclusivos de um CNPJ.

Uma das vantagens é a possibilidade de vender para o poder público, o que, se feito da maneira correta, pode contribuir para o crescimento do seu negócio.

Os benefícios do CNPJ Microempreendedor Individual

Sempre listamos como benefícios para os Microempreendedores Individuais as aposentadorias, auxílios e pensões, que podem ser pagas pelo INSS caso o empreendedor se encaixe em alguma das situações, mas existem outros pontos positivos.

Com um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é possível conseguir diversos benefícios exclusivos que um empreendedor apenas com seu CPF não conseguiria. Confira alguns pontos positivos de ser MEI:

  • Realizar compras no atacado de grandes empresas;
  • Realizar cadastro em plataformas apenas para empreendedores;
  • Emitir nota fiscal;
  • Contratar funcionário;
  • Comprar veículos com descontos; e
  • Vender para o poder público.

Leia também:

MEI, aprenda como vender para o Governo!

Primeiramente, é preciso entender que a venda de produtos ou prestação de serviço acontecerá por meio de uma licitação, que, segundo o Governo Federal, é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações.

Além disso, é preciso respeitar o limite de faturamento, portanto, não esqueça de ler o edital. Confira abaixo como vender para o governo:

  • sua conta Gov.br: ela será utilizada para acessar todos o Compras.gov.br, que é o site para licitações federais.
  • Cadastre-se no SICAF: o SICAF é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. O acesso pode ser feito pelo Aplicativo do Compras.gov.br ou diretamente no SICAF.
  • Acesse o sistema Compras.gov.br: No Portal de Compras do Governo Federal clique em “Acesso ao Sistema” e Clique em “Fornecedor” e entre com sua conta Gov.br.
  • Área de trabalho: ao acessar o Compras, será possível visualizar que estão disponíveis as modalidades de licitação. Ao escolher a modalidade, o empreendedor é direcionado para uma página com os processos abertos para participação ou acompanhamento.
  • Pregão eletrônico: nesta tela será possível selecionar a compra que deseja participar, inserir sua proposta e solicitar esclarecimentos ou impugnações.
Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

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