Chamadas

MEI: Com CoronaVírus seguro-desemprego esta com aprovação mais rápida

O projeto de lei 662/20 do deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) prevê a concessão de seguro-desemprego a microempreendedores individuais (MEI) que comprovam falta de renda durante a pandemia de coronavírus.

O texto também determina o pagamento de um salário mínimo para os trabalhadores desempregados e informais que não têm renda; acelera a liberação do INSS para pacientes com coronavírus; e reduz as contas de água, eletricidade e gás durante a crise. Como o

Seguro-desemprego funcionará?

O MEI terá que provar a falta de renda para solicitar o seguro-desemprego enquanto durar o período de pandemia de coronavírus. Os desempregados e os informais terão que provar sua falta de renda.

MEI: Com CoronaVírus seguro-desemprego esta com aprovação mais rápida

INSS: O trabalhador diagnosticado com coronavírus será pago pela empresa por sete dias. Após esse período, de acordo com a conta, a remuneração será paga pelo INSS – limitado ao teto da previdência social – e a necessidade de perícia é dispensada. Freixo explica que a medida diminuirá os custos dos empregadores. A dispensa de especialistas, segundo ele, garante isolamento social e impede a disseminação da doença. “Se o trabalhador for obrigado a realizar uma investigação, ele terá que ir ao local contaminando outras pessoas”, justifica

Água, Luz e Gás

A proposta proíbe o corte do fornecimento de água, eletricidade e gás para os infratores e determina a isenção de tarifas para os desempregados e a população de baixa renda. Os demais consumidores devem pagar a tarifa social. “Com a recomendação de quarentena, as pessoas tendem a ficar mais em casa e a consumir mais desses serviços, que podem ter um custo extraordinário, em detrimento do sustento da família”, diz o parlamentar.

Projeto aguardando aprovação

O projeto ainda não foi enviado às comissões. Se houver um acordo, ele poderá ser incluído na lista de votação do Sistema de Deliberações Plenárias Remotas

https://www.jornalcontabil.com.br/o-que-fazer-se-um-funcionario-esta-com-suspeita-de-covid-19/
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

2 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

3 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

3 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

3 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

4 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

6 horas ago