Imagem por @yanalya/ freepik
Se você é MEI provavelmente já deve ere ouvido falar da Classificação Nacional de Atividades Económicas (CNAE), o CNAE é um código, criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que identifica e padroniza todas as atividades econômicas realizadas no país sua função é normatizar as atividades das organizações que usam CNPJ.
É esse código que indica se você fabrica produtos, vende mercadorias ou presta serviços e até o nicho em que atua. O MEI pode cadastrar 16 atividades no no seu CNPJ, sendo uma atividade principal e 15 ocupações secundárias.
Porém alguns MEIs sentem a necessidade de modificar a sua principal atividade ou incluir outras atividades, secundárias.
E se você é MEI e deseja realizar esse processo fique conosco que nós iremos te ensinar.
Para você atualizar sua CNAE e colocar suas novas atividades, basta seguir o passo a passo:
Saber como escolher o CNAE correto é fundamental para classificar sua empresa e delimitar suas operações de acordo com o segmento.
A Comissão Nacional de Classificação disponibiliza a tabela CNAE completa no site do IBGE, onde você pode pesquisar por código ou navegar pela estrutura do sistema.
Atualmente, a tabela do CNAE possui as seguintes divisões e subdivisões:
Importante lembrar que a atividade principal é a que representa a maior parte da receita e operações da empresa, e incluir as outras como secundárias.
Ao escolher seu CNAE, você vai notar que cada classe e subclasse possui Notas Explicativas com uma descrição mais completa.
Esses campos já mostram quais atividades estão incluídas na categoria e quais ficam de fora, para melhorar a compreensão sobre a classificação.
Se você é microempreendedor individual (MEI), a atenção tem que ser redobrada pois nem todas as atividades são permitidas pra sua categoria.
Por isso você terá que consultar a lista de atividades permitidas diretamente no Portal do Empreendedor, e assim escolher uma ocupação principal e até 15 secundárias.
Mesmo com um guia de como escolher o CNAE correto, a dica é, busque a ajuda de um contador!
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…