Categories: ChamadasDestaquesMEI

MEI: Como montar uma microcervejaria artesanal

Nosso país é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. Porém, a cerveja artesanal, produto que tem ganhado cada vez mais amantes e que caiu nas graças dos brasileiros, representa apenas 1% da produção total do setor cervejeiro do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE).

O professor do Curso Online UOV Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, Adonay Anthony, contextualiza que as cervejas artesanais têm ganhado destaque no mercado nos últimos anos, seja pela diversidade dos aromas, cores e sabores, seja pelo cuidado exigido no processo de produção que agrega muito mais qualidade à bebida.

O que é uma cerveja artesanal?

Uma cerveja artesanal é uma cerveja feita de forma cuidadosa, com ingredientes selecionados e por profissionais cervejeiros que se dedicam a todo o processo de fabricação. Mas, não confunda: toda cerveja caseira é artesanal, mas nem toda cerveja artesanal é caseira. Existe produção industrializada em larga escala de cervejas artesanais, o que não significa que ela perca sua característica artesanal. Como dito, o processo de fabricação de cerveja artesanal é diferenciado, pois é milimetricamente acompanhado, desde as escolhas minuciosas dos ingredientes até a formação dos aromas, cores e sabores do produto final.

Um estudo recente do SEBRAE teve como objetivo identificar as oportunidades e características desse ramo cervejeiro, com orientações e aspectos do processo de produção, máquinas, embalagens e exemplos de boas práticas.

Confira a seguir algumas das dicas apresentadas por esse estudo:


– A diferença entre os mais diversos produtos é, basicamente, o tipo de ingrediente utilizado. Além dos obrigatórios, definidos em decreto, é possível usar uma variedade extensa de opções, que darão sabor, aroma e características peculiares à cerveja produzida.

– a escolha dos ingredientes deve ser muito rigorosa, inclusive a água utilizada no processo faz diferença no resultado final de fabricação da cerveja. Não é coincidência que muitas microvervejarias propositalmente se localizam em cidades serranas, próximas a fontes de água pura.

– varie os sabores e tipos de bebida oferecidos por sua microcervejaria. Enquanto, os grandes produtores fabricam, majoritariamente, a cerveja do tipo pilsen (a famosa “loura”), a cerveja artesanal se apresenta, normalmente, nas formas dunkel (escura), red ale (“ruiva” ou do tipo “bock”), weizenbier (de trigo), entre outras. A variação de tipos vem da adição de produtos específicos, como malte torrado ou caramelizado.

– fique atento às alterações nos processo de maturação (maior ou menor) e de fermentação (alta ou baixa, ou feita duas vezes);

– permaneça em constante aprendizado, fazendo cursos e participando de capacitações e eventos relacionados à indústria cervejeira.

– as cervejas artesanais são refrescantes. Tanto a clara como a escura são turvas por não serem filtradas, restando no fundo da garrafa um pouco de depósito, para que, no final, você possa sentir o que a cerveja tem de melhor;

– a cerveja sai pronta da fábrica. Não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem for consumida, melhor será seu sabor. A duração média é de 90 dias. No caso do chope, dura em média 10 dias.

– o rótulo é um dos pontos importantes para a comercialização de sua cerveja, haja vista que eles são os responsáveis pelo primeiro contato com o consumidor e ainda ajudam na diferenciação do seu produto com os demais.

Conheça nossos Cursos Online da Área Pequenas Empresas:

Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago