MEI

MEI: Conheça os golpes mais comuns e saiba como não perder seu dinheiro

Para o Microempreendedor Individual (MEI) é importante conhecer quais são os golpes mais comuns, para não ser enganado por criminosos. Os bandidos estão cada vez mais convincentes, inventando diversas maneiras para roubar seu dinheiro.

O MEI é um modelo empresarial muito simples e com diversas vantagens, porém muitos criminosos se aproveitam da falta de conhecimento de algumas pessoas para aplicar golpes para roubar dinheiro e informações.

É preciso que o Microempreendedor Individual saiba reconhecer quais são os golpes mais comuns para proteger o seu dinheiro e não ser enganado por oportunistas espalhados pela internet.

PGMEI Falso

Os criminosos criam sites falsos idênticos ao do Simples Nacional, simulando o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (PGMEI). O intuito desses sites é fazer com que os empreendedores paguem o boleto falso e eles fiquem com dinheiro.

Como os empreendedores precisam acessar o PGMEI mensalmente para realizar o pagamento do DAS e quitar seus tributos mensais, os golpistas aproveitam essas informações para criar diversos sites falsos que podem ser extremamente convincentes.

Verifique os detalhes do site e principalmente a URL da página. Os criminosos sempre se esforçam para imitar o link verdadeiro, mas acabam se atrapalhando, os sites do governo utilizam “.gov.br” no final dos seus domínios.

Golpe do Falso empréstimo MEI

Diversos sites falsos se passam por financeiras para enganar os empreendedores, existem até mesmo aplicativos onde cujo objetivo é roubar os dados dos MEIs ou dinheiro, eles enganam milhões de pessoas com plataformas convincentes.

É preciso entender que nenhuma empresa pedirá que você pague uma taxa para liberar crédito para você, portanto, muito cuidado. Além disso, antes de preencher suas informações em um site, verifique cada detalhe e pesquise a reputação da página ou aplicativo.

Tenham muita atenção ao solicitar crédito e verifique se a empresa realmente é confiável ou se você está sendo enganado.

Assim que você abre um CNPJ os golpistas começam a aparecer mandando boletos para o seu e-mail dizendo ser o custo pela abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), isso não existe, é um golpe.

Além disso, frequentemente podem chegar mensagens falsas com boletos para você pagar sobre dívidas inexistentes, é preciso ter atenção.  Não pague nenhum boleto sem antes conferir todas as informações.

O único boleto que o MEI paga mensalmente é o DAS. A abertura do MEI não tem custo, é totalmente gratuito.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago