O Microempreendedor Individual (MEI), é o modelo empresarial mais popular no Brasil, atualmente, são mais de 14 milhões de negócios que funcionam como MEI, um número incrível de mais de 70% de todos os negócios abertos no país.
A popularização do MEI, está especialmente ligada a sua simplicidade de obrigações, onde, para manter seu CNPJ aberto, a única obrigação em questão é pagar um boleto mensal chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Esse boleto atualmente gira na casa dos R$ 70, onde, pagando apenas este valor a empresa está totalmente regular e o empreendedor ganha uma série de benefícios, como ter seu próprio CNPJ, emitir notas fiscais, abrir conta jurídica, além de ter acesso a benefícios do INSS como auxílio-doença, aposentadoria entre outros.
Mas, um fato que muitos empreendedores se descuidam, é com relação àqueles que tem um MEI aberto, mas que atualmente está inativo ou sem faturamento. Será que o MEI que está inativo ou sem faturamento precisa pagar o boleto DAS mensal? E se não pagar, existe algum risco? É o que veremos.
Se você está com MEI inativo ou sem faturamento, saiba que ainda, sim, você está obrigado a pagar o boleto mensal DAS. Saiba que, o que garante a continuidade do seu CNPJ MEI é o pagamento da guia DAS, e não ela ter atividade ou faturar.
A única exceção para o não pagamento do boleto mensal DAS, é quando seu CNPJ MEI se encontra com o status “baixado”, ou seja, caso você tenha encerrado as atividades da sua empresa, caso contrário você estará obrigado a pagar o boleto todos os meses, independente da situação.
Dito isso, lembre-se que, independente da sua empresa estar parada, sem faturar, ou qualquer outra coisa do tipo, enquanto você não dá baixa nela, você estará devidamente obrigado a realizar o pagamento da guia DAS exatamente todo mês.
Caso você tenha deixado de pagar o DAS enquanto sua empresa esteve parada e sem faturamento, é muito importante que você corra para resolver essa questão, ou então poderá sofrer algumas penalidades bem complicadas, como:
Se você está preocupado com a situação da sua empresa e quer verificar possíveis boletos DAS não pagos, o caminho para isso é super simples, e acontece através da plataforma da Receita Federal PGMEI. Confira o passo a passo:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…