O Microempreendedor Individual (MEI) é um jeito muito popular de abrir um negócio no Brasil. Cerca de 70% das empresas novas usam esse jeito. O que atrai tanta gente para ser MEI é que é mais fácil de cumprir as obrigações e muito mais barato para manter.
Mas mesmo sendo simples, é bom saber que o MEI tem deveres. Se não seguir esses deveres, dá para ter problemas sérios para o número do seu negócio e também para você, que é o dono.
No caso do MEI, o principal dever é pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é por onde o empreendedor realiza o pagamento de seus impostos e realiza sua contribuição ao INSS..
Por isso, é muito importante que o dono do MEI pague o DAS no prazo. Mas tem uma coisa: muita gente fica na dúvida se precisa pagar o DAS quando o MEI não está ativo ou não faturando. Afinal, se a empresa não está funcionando ou não está lucrando, precisa pagar? Essa é uma pergunta que muita gente tem. Se você quer saber a resposta, é só continuar lendo!
Leia também | Quem recebe o Bolsa Família pode abrir um MEI?
MEI sem faturamento ou inativo precisa pagar o DAS?
Com certeza! O Microempreendedor Individual tem a responsabilidade de pagar o boleto mensal DAS, mesmo se a empresa não estiver ativa ou não tiver faturamento. Mesmo nessas situações, o documento DAS continua sendo gerado, e é importante cumprir com o pagamento todos os meses.
Existe apenas uma exceção: se o status do CNPJ MEI estiver marcado como “baixado”, ou seja, se a empresa já foi encerrada de forma correta. Se o seu CNPJ não estiver nesse estado, fique atento, porque ainda será necessário pagar o DAS mensal.
Portanto, se o seu CNPJ MEI estiver ativo, mesmo que sua empresa esteja inativa ou sem faturamento, é necessário agir e realizar o pagamento dos valores pendentes.
Leia também | Risco Iminente: MEI pode ser excluído da categoria por fazer Pix
E o que acontece com quem não paga o DAS?
O Microempreendedor Individual (MEI) que possui pendências no pagamento do DAS pode enfrentar as seguintes consequências:
- Perda de benefícios da previdência ou atraso na aposentadoria;
- Pagamento de multas e juros devido à falta de pagamento;
- Possibilidade de ter o CNPJ cancelado, após dois anos de inadimplência no DAS MEI;
- Inclusão na Dívida Ativa da União, após dois anos de não pagamento.
É fundamental estar ciente dessas implicações e manter os pagamentos do DAS MEI em dia para evitar tais complicações.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp