Chamadas

MEI: Pagar 15% na contribuição previdenciária garante um valor maior na aposentadoria

Do montante padrão recolhido pelo MEI, 5% é destinado à Previdência Social.

Ele não está incorreto, ele permite que nessa situação o MEI se aposente por idade com uma aposentadoria equivalente a um salário-mínimo, ou seja, homem quando completar 65 anos de idade e 20 anos (15 anos para aquele que já contribuía com a Previdência antes de 13 de novembro de 2019) de tempo de contribuição.

As mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição para receber essa quantia.

No entanto, se desejar garantir uma aposentadoria melhor, o MEI deverá complementar o pagamento ao INSS com uma contribuição adicional de 15% do valor do salário mínimo, paga por meio de uma Guia Complementar de Recolhimento, com o código 1910.

Dessa forma, sua aposentadoria será calculada pela média salarial de todos os salários de contribuição desde julho de 1994 ou desde que começou a contribuir com a Previdência Social.

O valor do benefício corresponderá a 60% dessa média acrescido de 2 pontos percentuais por ano que ultrapassar os 20 anos ou 15 anos mínimos de contribuição exigidos, respectivamente, para homens ou mulheres.

“Esse procedimento de recolhimento complementar é algo muito relevante e que poderá fazer toda diferença no futuro, pois infelizmente muitos microempreendedores recolhem por anos de maneira padrão e não têm essa informação e ao longo da vida, ao migrarem para outro cenário, como por exemplo, passarem a ser um colaborador registrado pelo regime CLT ou expandirem suas rendas e seus negócios e saírem da condição de MEI, se dão conta apenas no ato de se aposentar, que esse período recolhido como MEI, sem esse complemento adicional, se transformou, na verdade, num engodo.”

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Dilma Rodrigues, Diretora de RH da Attend Assessoria Consultoria e Auditoria S/S

Wesley Carrijo

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

9 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

10 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

10 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

11 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

11 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

13 horas ago