Chamadas

MEI pode comprar carro novo com desconto de até 30%

Se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para quem quer sair da informalidade e abrir um negócio próprio.

Dentre as mais diversas vantagens que se obtém ao abrir um CNPJ MEI, como a desburocratização no pagamento de impostos, a possibilidade de emitir Nota Fiscal e de receber diversos benefícios do INSS.

A figura jurídica do MEI consegue outras vantagens, como a possibilidade de comprar um carro 0km, por meio do seu CNPJ, onde é possível obter entre 2,5% a 30% de desconto a partir da isenção do ICMS concedida na venda direta.

Desconto na compra de veículos para MEI

É importante esclarecer desde o início que o desconto não é fixo e não está restrito apenas a veículos de uso comercial, onde o mesmo pode variar de fabricante para fabricante, assim como pelo modelo escolhido ou ainda quantos carros serão adquiridos.

Dessa maneira é importante esclarecer que cada fabricante determina suas regras relacionadas a concessão de descontos, logo, a melhor recomendação para o MEI que está em busca de um carro novo é visitar os concessionários para conhecer as condições oferecidas e identificar o modelo de sua preferência.

No caso da Fiat, a montadora oferece um desconto próximo aos 8% para o MEI que realiza a compra de um furgão Fiorino.

Outra questão que precisa ser lembrada é que dependendo da montadora poderá haver regras quanto a garantia de veículos comprados através do CNPJ, como limite de quilometragem, dentre outros.

Além disso, o veículo comprado pelo CNPJ não pode ser vendido rapidamente. Segundo as regras estabelecidas pelo Contran, o veículo ficará com o registro por, no mínimo, um ano após a compra.

Desvantagens da compra do carro pelo CNPJ

Como nem tudo são flores, também existem desvantagens na compra de um veículo através do seu CNPJ MEI como, por exemplo, o tempo de entrega d veículo ao comprador, que pode ser de apenas 10 dias ou levar mais de dois meses.

Outro ponto é que, no caso do microempreendedor existe um limite onde, no máximo 80% do faturamento anual pode ser investido em mercadorias, e nessa questão para ser MEI é necessário que a empresa fature até R$ 81 mil por ano.

Quais documentos são exigidos para compra do veículo?

O Microempreendedor que deseja comprar um veículo com desconto do CNPJ deverá apresentar a documentação pessoal, assim como o documento que comprove a condição de empresário.

Nesse sentido, no caso do MEI será necessário que seja apresentado o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual que deverá ser acompanhado do cartão CNPJ.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

1 hora ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

2 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

3 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

3 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

3 horas ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

3 horas ago