Com o sucesso da empresa, vem a necessidade de expandir, aumentar o trabalho e, consequentemente, contratar funcionários.
Mas será que isso também vale para o Microempreendedor Individual (MEI)?
Se você é MEI, deve ter esta dúvida, afinal, é natural precisar de ajuda com as tarefas do dia a dia quando é necessário tocar o próprio negócio.
Então, se você está precisando desse apoio em seu empreendimento veja neste artigo se é possível contratar funcionários e como funciona esse procedimento. Acompanhe!
Uma das vantagens de se tornar um MEI (microempreendedor individual), é justamente a possibilidade de contratar um funcionário para auxiliar nas atividades da empresa.
Porém, segundo a Lei Complementar 128, de 2008, o MEI só podem contratar um único funcionário, que pode ser qualquer pessoa, incluindo marido, esposa, irmão, mãe ou filho, desde que o trabalhador seja maior de 16 anos.
A partir da contratação, esse profissional poderá contar com auxílios, pensões ou aposentadoria, visto que o MEI fica responsável por fazer as contribuições à Previdência Social, assim como as taxas e recolhimentos de impostos.
Isso garante ainda os direitos trabalhistas que são voltados àqueles que possuem carteira assinada através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
O empregado contratado receberá a remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria.
Consulte a convenção coletiva trabalhista para conhecer os acordos entre o sindicato representativo da empresa e o sindicato dos empregados.
Porém, se não tiver um cargo/área de atuação, o limite será o valor de um salário mínimo que este ano é de R$1.100,00.
Mesmo fazendo a contratação o limite de faturamento do MEI continua igual, ou seja, não deve ultrapassar R$81 mil anual.
Além da remuneração que o empregado deve receber, o MEI precisa se organizar para custear todo processo de contratação que é de 11% sobre o salário que será pago. Então, os custos ficam da seguinte forma:
O FGTS deve ser descontado diretamente do salário do funcionário e recolhido através da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIP) até o dia 7 do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga.
Por sua vez, o pagamento do INSS é de responsabilidade do MEI, e deve ser recolhido através da Guia da Previdência Social (GPS).
O primeiro passo é definir qual é o salário a ser pago e, depois, recolher os documentos ao novo colaborador. Eles costumam ser os seguintes:
Feito isso, as informações do colaborador devem ser registradas no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
A necessidade de contratar mais colaboradores, mostra que sua empresa está se desenvolvendo.
Neste caso, será necessário alterar o enquadramento de sua empresa de acordo com o faturamento e o porte do empreendimento. São eles:
As outras opções de empresa que você poderá escolher são:
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Por Samara Arruda
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