Chamadas

MEI precisa de Alvará?

Está pensando em se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)? Saiba que você vai precisar de um Alvará.

O que é e como conseguir um Alvará?

Este documento você consegue na prefeitura de sua cidade, a concessão vai ter alguma variação de acordo com o município em que o MEI está inscrito. O alvará é a localização onde fica a sua atividade. No início você recebe um alvará de provisório de 180 dias. Neste prazo a concessão do alvará deve ser feita ou o provisório se tornará definitivo. É bom ficar atento a isso. Exitem algumas regras que o MEI precisa saber e atender: Para isso cada município precisa disponibilizar um serviço de consulta prévia, para saber se no endereço desejado pode ser realizada a atividade pretendida. E o empreendedor é obrigado a fazer esta consulta.

Cuidado: O MEI que não está em cumprimento das normas como declarou, será punido com multas, apreensões e até mesmo ter sua empresa fechada e ter seu registro cancelado.

Em caso de dúvidas consulte o portal do microempreendedor http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/7-licenciamento-definitivo-e-alvara-de-funcionamento

Atenção: Passou os 180 dias e você não fez a consulta prévia? Meu amigo você irá receber a visita da fiscalização e tendo irregularidades, poder ter certeza que terá problemas. O melhor é você dar entrada no pedido de processo de obtenção do alvará.

Algumas cidades podem ter regras diferentes em relação ao alvará. No Rio de Janeiro por exemplo, se você não possuir o documento, o MEI não conseguirá emitir a Nota Carioca, devido a inscrição municipal.

Se você não consegue fazer isso sozinho, procure a ajuda de um contador ou consulte o Sebrae.

DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!



Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Carnaval: O que é a Quarta-feira de Cinzas? É feriado?

Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o que realmente é como funciona o feriado de Carnaval,…

1 minuto ago

MEI: quais os benefícios que podem e não podem para a categoria

Cada vez mais é maior o número de pequenos negócios que são formalizados no Brasil.…

2 minutos ago

Abandono de emprego: características e os direitos trabalhistas

O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…

1 hora ago

Programa Pé-de-Meia: calendário de pagamentos é divulgado

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…

2 horas ago

Como realizar a prova de vida do INSS em 2025

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…

4 horas ago

Previdência privada entra na Declaração de Imposto de Renda?

 A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…

5 horas ago