Fonte: Google
Quem está começando o seu próprio negócio através da categoria MEI (microempreendedor individual), acaba se deparando com grande quantidade de informações e muitas dúvidas.
Isso é bastante comum e envolve principalmente as questões relacionadas aos documentos que o MEI precisa para atuar na atividade escolhida dentro da lei.
Um desses documentos é a Inscrição Estadual, que se trata de um registro oficial junto a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do seu estado.
Se você ainda não sabe para que serve e se precisa dessa inscrição, continue conosco, pois nesse artigo vamos te explicar como funciona a Inscrição Estadual e quando ela deve ser feita pelo MEI. Acompanhe!
O número da Inscrição Estadual é formado por nove dígitos que possuem significados específicos, veja quais são eles:
A inscrição estadual é obrigatória para os contribuintes que fazem o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), que se trata de um dos principais tributos estaduais e todo tipo de mercadoria recebe sua incidência.
Então, dentre as empresas que precisam ter a Inscrição Estadual, podemos citar aquelas que vendem mercadorias, prestadoras de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal; prestadoras de serviço de comunicação e outras.
Isso também se estende ao MEI, inclusive se precisar emitir notas fiscais devido à uma negociação com pessoa jurídica, também será necessário ter a inscrição estadual.
Mas se a empresa não fizer o recolhimento de ICMS, fica dispensada da inscrição estadual, assim como do registro no CCICMS (Cadastro de Contribuinte do ICMS).
Também é importante ressaltar que existem estados onde o MEI é dispensado de ter a Inscrição Estadual, assim, para saber se você deve fazer a inscrição busque orientação junto à SEFAZ de seu estado.
A falta dessa inscrição pode trazer prejuízos ao empreendedor, pois acaba perdendo oportunidades de negócio.
Então, para obter a inscrição estadual o microempreendedor individual precisa verificar se o CNPJ MEI está ativo, para isso, acesse o Portal do Empreendedor.
Caso a atividade que tenha sido cadastrada tiver relacionada com o comércio e indústria, a inscrição estadual é emitida automaticamente.
Outra forma de obter é fazendo a solicitação à secretaria de Fazenda do seu estado a efetivação do cadastro.
Geralmente, isso pode ser feito através dos sites que são disponibilizados pelo órgão. Para isso, tenha em mãos os seguintes documentos:
Feito todo o procedimento de cadastro, acompanhe o processo pela própria plataforma de registro. Em certos casos, a Inscrição Estadual é emitida na hora e, assim, você poderá emitir notas fiscais e pagar o ICMS, conforme a lei.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…