Categories: DestaqueMEI

MEI terá nova obrigação para cumprir a partir de 1 de abril de 2025

Após diversas dúvidas por parte dos Microempreendedores Individuais (MEIs), o Ministério da Fazenda optou por adiar as mudanças relacionadas a emissão de notas fiscais da categoria.

Para quem não sabe, o MEI está obrigado a ter que incluir o código CRT 4 (Código de Regime Tributário específico do MEI), sempre que emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe) ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe).

Contudo, a obrigação que já estava para valer acabou sendo adiada, dessa maneira a necessidade do MEI incluir o código CRT 4 na emissão de suas Notas Fiscais, passará a ser necessária apenas a partir do dia 1º de abril de 2025.

O que é o CRT 4?

O Código de Regime Tributário (CRT) se trata de uma identificação usada para determinar em qual regime tributário uma empresa está sujeita. No caso dos MEIs foi criado o CRT 4, que é um código exclusivo que indica que a empresa do Simples Nacional está enquadrada na categoria de Microempreendedor Individual.

Atualmente, as empresas que são optantes pelo Simples Nacional utilizam o código CRT 1, contudo, através do novo dispositivo, MEIs de todo país passarão a utilizar um código específico, que no caso se trata do CRT 4, garantindo a diferenciação dentro do sistema tributário.

Leia também | Impostos do MEI atrasados? Saiba como regularizar sua situação fiscal

Novas regras em setembro

A ideia inicial era que as novas regras entrassem em vigor agora no mês de setembro, contudo, acabaram sendo adiadas conforme nova data que consta na Nota Técnica 2024.001 v.1.20 divulgada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz).

A Nota Técnica apresenta quais são as mudanças destacadas em verde no texto, mudando para o dia primeiro de abril de 2025, o início da obrigação das novas regras. Para quem quiser verificar a Nota Técnica ela está disponível acessando aqui.

Lembrando que a inclusão da CRT 4 garante que a Receita Federal consiga identificar quais são as notas fiscais emitidas pelo MEI, garantindo assim que o processo se torne ainda mais organizado, permitindo que os órgãos fiscalizadores saibam quais notas são do MEI e quais notas são de outros optantes do Simples Nacional.

Impactos da mudança para o MEI

A aplicação do CRT 4 tem como objetivo melhorar as obrigações tributárias do MEI e consequentemente diferenciar a categoria das demais empresas que são optantes pelo regime do Simples Nacional.

É extremamente importante que os microempreendedores se preparem com antecedência de modo a evitar problemas com relação ao descumprimento de regras fiscais. O novo prazo para abril de 2025, é considerado muito importante para garantir que todos os MEIs do país estejam atentos ao cumprimento das novas normas fiscais.

Em caso de dúvidas a recomendação é que o MEI busque orientação junto a órgãos responsáveis pela tributação, no Sebrae, ou em algum contador de sua confiança.

Ricardo

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

7 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

9 horas ago