Designed by fernandoks / istockphoto
A formalização do seu empreendimento traz pontos positivos para sua empresa, dentre eles está o acesso facilitado à crédito para investir em seu negócio, abertura de conta, benefícios previdenciários que são garantidos ao microempreendedor individual (MEI), emissão de notas fiscais, por exemplo.
Porém, mesmo com a facilidade do regime, o empreendedor precisa controlar seu financeiro e fazer a gestão do seu negócio.
Por isso, separamos algumas dicas para que você que é microempreendedor individual veja como ter controle financeiro de forma simples e efetiva.
Confira:
Fluxo de caixa: sempre anote as informações do seu fluxo de caixa, pois, é fundamental para a gestão do seu empreendimento isso dará controle direto ao produto e serviços que são oferecidos pela sua empresa.
Através deste controle financeiro você poderá:
Separe as despesas: esse é um dos erros mais frequentes que vemos.
Então, saiba quais são os seus gastos e aqueles que se referem à sua empresa e a atividade desenvolvida.
Para isso, registre todos os impostos pagos, além das contas de energia, telefone, tarifas do banco e que também entram no fluxo de caixa separado de seus gastos pessoais.
Planejamento: além de conhecer sua empresa é preciso traçar os objetivos e criar um plano de negócios, que irá guiar suas ações e você ficará mais seguro para cumprir as metas que foram estabelecidas.
Capital de Giro: quando suas finanças estão em dia você consegue organizar melhor seu capital de giro para arcar com despesas diárias do seu negócio e não fica no prejuízo quando um pagamento demorar a entrar na sua conta, por exemplo.
Isso irá te ajudar a pagar contas ou fornecedores.
Tecnologia: que tal automatizar o seu controle financeiro através de sistemas que podem te ajudar a organizar todas as informações do seu empreendimento? Isso irá te ajudar a entender como tudo funciona e evita erros que são fáceis de ocorrer quando se faz registro em planilhas e cadernos.
Essas ferramentas garantem facilidades como:
Para te ajudar a escolher uma plataforma, separamos quatro aplicativos para você testar e otimizar seu trabalho.
São elas:
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…