Créditos: iStock
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a pesquisa “Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais”, focada em apurar os números relacionados aos MEIs em atividade no país. O levantamento aponta que, atualmente, o Brasil conta com 13,2 milhões de CNPJs abertos na categoria, representando aproximadamente 70% de todas as empresas brasileiras.
Desses 13 milhões, mais da metade foi aberta nos últimos três anos. Com isso, os MEIs já representam 19% dos trabalhadores formais – 4% a mais, se comparado com seus números de 2019. Isso significa que sete em cada 10 empresas no Brasil são MEI e que dois em cada 10 profissionais trabalham dentro da categoria. No Rio de Janeiro, os microempreendedores se destacam ainda mais, sendo três em cada 10.
Leia também: MEI E Pequenas Empresas: Datas Importantes Para O Início De 2024
Todos esses dados são do ano de 2021, quando o IBGE realizou a apuração. Em 2019, constava no país 9,2 milhões de MEIs ativos, representando 15,2% dos trabalhadores formais. Entre esses dois anos, o aumento de novos CNPJs foi de 37,5% – mais de 3,6 milhões de novos microempreendedores. Os estados com a maior concentração da categoria incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O IBGE ainda aponta que 62,2% dos microempreendedores individuais trabalhavam no mercado formal antes de aderir à categoria, mas foram desligados involuntariamente. Esse dado mostra que grande parte dos MEIs em atividade começou a trabalhar por conta devido a uma necessidade de se reintegrar ao mercado de trabalho.
Leia também: Grana Liberada Para O MEI! BNDES Oferece Crédito De Até R$ 20 Mil!
Dos 13 milhões registrados, 53% são homens, com uma média de 40 anos de idade. Dos 9 milhões que concordaram em compartilhar sua escolaridade, 86% não possuem nível superior. Aproximadamente 15% continuam atuando no mercado de trabalho formal, ou seja, possuem empregos com registro em carteira, indicando que uma minoria utiliza a categoria para complementar renda.
A legislação brasileira ainda permite que as empresas que atuam em regime MEI tenham um funcionário registrado, mas a quantidade de microempreendedores que geram emprego ainda é muito baixa. Dos 13 milhões, apenas 105 mil contavam com um trabalhador contratado.
Com o crescimento de microempreendedores no país e considerando que MEI pode ter funcionário, a perspectiva ainda é otimista. O número de MEIs empregadores tende a crescer conforme a necessidade, já que grande parte dos trabalhadores formais está aderindo a esta modalidade de empreendimento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…