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Melhoria no acesso a crédito para pequenos negócios
Pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que no mês de setembro houve uma melhora no acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios.
De acordo com o levantamento, entre as micro e pequenas empresas que buscaram empréstimos, 31% tiveram o pedido aprovado pelas instituições financeiras.
Esse é o melhor resultado para a série iniciada em março e está 9 pontos percentuais acima do indicador obtido na pesquisa feita na última semana de agosto.
Na avaliação do Sebrae, esse aumento, identificado na pesquisa feita entre a última semana de setembro e o dia 1º de outubro, ocorreu principalmente em virtude da retomada da maior parte das empresas à atividade (segundo a mesma pesquisa, 83% das empresas já voltaram a operar).
Com isso, os pequenos negócios puderam apresentar um histórico de faturamento às instituições financeiras, melhorando as chances de aprovação do crédito.
Outro fator relevante foi o lançamento da 2ª fase do Pronampe, no início de setembro, que disponibilizou mais recursos para novos empréstimos.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ainda há muito que melhorar no acesso das pequenas empresas ao crédito, mas os avanços precisam ser comemorados.
“Se olharmos os dados gerais, vamos perceber que os donos de pequenos negócios ainda têm bastante receio na hora de procurar um empréstimo. Tanto que apenas metade deles buscaram esse recurso, mesmo com todas as dificuldades impostas com a perda de faturamento. E, ainda assim, só 31% deles tiveram sucesso. De todo modo, ações como o Fampe e o Pronampe se mostraram fundamentais e precisam ser consolidadas”, comenta.
Carlos Melles destaca ainda a maior participação de instituições financeiras não bancárias, como cooperativas de crédito, sociedades de crédito direto, bancos regionais e agências de fomento na concessão de crédito para os pequenos negócios.
Essas instituições financeiras, segundo ele, aumentaram sua participação no volume total de crédito e alcançaram, inclusive, melhores taxas de aprovação.
Cenário de melhora
A pesquisa do Sebrae mostrou que os pequenos negócios registraram melhora no quadro geral, apesar da situação ainda ser preocupante.
QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO

O percentual de empresas que registraram queda no faturamento baixou para 74% (em março, o resultado era de 89%) e a perda média ficou em 36%, quando comparado ao período anterior à crise.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 23% dos negócios já conseguiram igualar ou até mesmo superar o faturamento que tinham antes da chegada da pandemia.
Inovação
Um em cada quatro donos de pequenos negócios implementou alguma inovação desde o início da crise, segundo o Sebrae.
Esses empresários tiveram maior presença nos segmentos que sofreram mais diretamente os impactos da pandemia: serviços de alimentação (53%), academias (51%), indústria alimentícia (49%), energia (49%) e moda (47%).
Ainda segundo o levantamento, os empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso na melhora do nível de faturamento.
Enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perda de 32%, as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior (39%).
Números da pesquisa
*83% das empresas já estão operando
*50% das MPE buscaram crédito
* 31% tiveram o pedido de empréstimo aprovado
* 74% das MPE registraram queda no faturamento
* 13% mantiveram o faturamento
* 10% apontaram melhora no faturamento
* A perda média no faturamento foi de 36%
* 39% dos pequenos negócios adotaram inovação durante a crise
A maior presença de empresas que inovaram está em alguns dos setores mais atingidos pela crise:
* Serviços de Alimentação – 53%
* Academias e Atividades Físicas – 51%
* Indústria Alimentícia – 49%
* Energia – 49%
* Moda – 47%
Faturamento X Inovação:
* Inovadoras – perda de faturamento em 32%
* Não inovadoras – perda de faturamento em 39%
* Média geral das empresas, perda de faturamento em 36%
Fonte: Agência Sebrae
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Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos do INSS?
Se você é aposentado, pensionista ou recebe auxílio do INSS, aprenda como conseguir seu informe de rendimento para o Imposto de Renda 2025.

Se você é beneficiário do INSS e precisa acessar o seu informe de rendimentos para elaborar a sua declaração do Imposto de Renda (IR), saiba que você pode obter esse documento de maneira simples e fácil.
A época de transmissão do IR começa na próxima segunda-feira (17) e vai até o dia 30 de maio, portanto é importante estar em posse do seu informe de rendimentos, ele é indispensável para a entrega da sua declaração.
Portanto, se você é aposentado, pensionista ou recebe auxílio do INSS, confira nos próximos tópicos como conseguir o seu informe de rendimentos para o Imposto de Renda de 2025.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda?
Este aconteceram algumas mudanças no Imposto de Renda, portanto, é importante estar atento a quem precisa declarar o IR para evitar a Malha Fina.
Confira abaixo um resumo de quem precisa declarar Imposto de Renda em 2025, destacando as principais mudanças:
- Quem recebeu rendimento tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024, precisa enviar a declaração em 2025 (no ano passado o limite era R$ 30.639,90)
- Limite da receita bruta de obrigatoriedade para atividade rural aumentou de R$ 153.999,50 para R$ 169.440
- Quem atualizou valor de bens imóveis e pagou ganho de capital diferenciado em dezembro de 2024 terá de preencher a declaração
- Quem apurou rendimentos no exterior de aplicações financeiras e de lucros e dividendos passou a declarar anualmente
- As outras obrigatoriedades continuam como na declaração do ano passado.
Leia também:
- Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025
- Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos do INSS?
- Imposto de Renda: Entenda que são rendimentos Isentos e tributáveis
- Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios
- 11 alimentos têm tarifa zero de importação. Confira a lista!!
Como conseguir o informe de rendimentos do INSS para o IR 2025?
Confira abaixo como conseguir o Informe de Rendimentos do INSS para o Imposto de Renda deste ano:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
- Faça login com a sua conta Gov.br
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços” e depois selecione “Ver Mais”
- Clique em “Extrato do Imposto de Renda”
- Selecione o ano-calendário 2024 (ele será utilizado para o IR 2025
- Escolha o extrato e salve o PDF.
Não se esqueça, esse informe é o principal documento para a sua declaração, se atente aos valores e a outros detalhes do IR para evitar a Malha Fina.
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Forbes atualiza 10 habilidades em alta para destacar no currículo
Precisa turbinar o currículo para aumentar suas chances de contratação? Existe alguns passos que podem ajudar neste sentido.

O mercado de trabalho está em constante evolução, mas nos últimos anos, a velocidade dessa transformação aumentou consideravelmente. Com a ascensão da inteligência artificial, o avanço da tecnologia e a digitalização de processos, os empregadores estão cada vez mais focados em encontrar profissionais que possuam habilidades alinhadas às novas demandas. Mas afinal, quais competências realmente fazem diferença no currículo e podem destacar um candidato em 2025?
A plataforma de educação online Coursera divulgou um relatório com as habilidades mais procuradas para este ano, considerando tendências globais e necessidades do setor corporativo. A lista foi baseada em dados de cursos e formações mais populares entre profissionais e estudantes que buscam crescimento na carreira. Se você está de olho no futuro e quer garantir uma posição de destaque, preste atenção nas 10 habilidades mais valorizadas neste momento:
As 10 habilidades mais demandadas em 2025
- IA Generativa – Saber utilizar ferramentas de inteligência artificial para criar textos, imagens e outros conteúdos.
- Tecnologia para RH – Uso de softwares e plataformas digitais para otimizar a gestão de pessoas.
- Mitigação e controle de riscos – Estratégias para antecipar e reduzir ameaças nos negócios.
- Assertividade – Saber se comunicar de forma clara, objetiva e respeitosa no ambiente corporativo.
- Gestão e modelagem de ameaças – Métodos para prever vulnerabilidades em softwares e sistemas.
- Gerenciamento e resposta a incidentes – Habilidade para lidar com crises e problemas de TI.
- Comunicação com stakeholders – Capacidade de dialogar com diferentes públicos e parceiros estratégicos.
- Gerenciamento de eventos de segurança (SIEM) – Uso de ferramentas para monitoramento e proteção de dados.
- Comunicação empresarial – Dominar a troca de informações eficaz dentro do ambiente de trabalho.
- Planejamento e design de redes – Desenvolvimento de infraestruturas de redes de computadores eficientes.
Por que essas habilidades são tão valorizadas?
A inteligência artificial tem dominado as discussões sobre o futuro do trabalho, mas não só ela. A cibersegurança, a análise de dados e a gestão de riscos também se tornaram prioridades para empresas que querem se manter competitivas.
O relatório da Coursera indica que 62% dos empregadores esperam que seus funcionários tenham conhecimento básico em IA, mesmo em áreas não técnicas. Além disso, 73% das empresas relataram dificuldades para encontrar talentos qualificados para lidar com inovação tecnológica.
Mas não são apenas habilidades técnicas que fazem diferença. Três das dez competências listadas estão diretamente relacionadas à comunicação, o que reforça a importância de saber se expressar, negociar e articular ideias de forma eficaz.
No cenário atual, onde equipes trabalham de forma híbrida ou remota, essa capacidade se torna ainda mais essencial para garantir produtividade e alinhamento estratégico.
Veja, mas ainda hoje:
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Como incluir essas habilidades no seu currículo?
Agora que você já sabe quais são as competências mais valorizadas, talvez esteja se perguntando: como destacar isso no meu currículo sem parecer genérico? A chave está em demonstrar essas habilidades por meio de exemplos práticos.
Destaque projetos – Em vez de apenas listar “Gerenciamento de riscos” como uma habilidade, explique como você implementou medidas preventivas para evitar falhas em processos anteriores.
Certificações e cursos – Se você tem formação em IA, segurança da informação ou comunicação empresarial, adicione essas qualificações para reforçar seu conhecimento.
Resultados mensuráveis – Se a sua habilidade de comunicação ajudou a reduzir erros ou melhorar a eficiência da equipe, inclua números e dados concretos para ilustrar seu impacto.
Nem todas essas habilidades são aplicáveis a todas as áreas, mas identificar quais se encaixam no seu setor e aprimorá-las pode ser o diferencial para conquistar melhores oportunidades em 2025. No final das contas, o aprendizado contínuo é a melhor forma de se manter relevante e pronto para os desafios do futuro.
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Descubra se você pode receber até R$ 2,8 mil do Fundo PIS/Pasep

Agora é possível consultar valores residuais das cotas do antigo fundo do PIS/Pasep, extinto em 2020.
O calendário de pagamento do ressarcimento das cotas dos extintos fundos PIS/Pasep foi divulgado pela Caixa Econômica Federal.
O Ministério da Fazenda lançou nova ferramenta digital que permite consultar e resgatar valores remanescentes das cotas do Fundo PIS/PASEP, encerrado em 2020.
Chamada de REPIS Cidadão, a plataforma concentra todas as informações necessárias para que trabalhadores, ou seus herdeiros, saibam se possuem recursos disponíveis e quais passos devem seguir para realizar o saque dos valores.
Quem tem direito aos valores antigos?
Os valores disponíveis se referem às cotas do antigo fundo PIS/PASEP pertencentes aos trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988, e que ainda não efetuaram o saque após a extinção do fundo.
Os primeiros ressarcimentos serão pagos em 28 de março, com valor médio estimado pelo Ministério da Fazenda em torno de R$ 2,8 mil, variando conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida na época.
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Calendário de Pagamentos
O calendário de pagamento segue um cronograma específico, dependendo da data de solicitação. Veja a seguir:
Pedidos feitos até Data do pagamento 28/02/2025 28/03/2025 31/03/2025 25/04/2025 30/04/2025 26/05/2025 31/05/2025 25/06/2025 30/06/2025 25/07/2025 31/07/2025 25/08/2025 31/08/2025 25/09/2025 30/09/2025 27/10/2025 31/10/2025 25/11/2025 30/11/2025 26/12/2025 31/12/2025 26/01/2026
Como solicitar as cotas do PIS/Pasep?
O pedido pode ser realizado pelo aplicativo FGTS ou pela nova plataforma Repis Cidadão, lançada pelo Ministério da Fazenda. Não há mais necessidade de comparecer às agências da Caixa Econômica Federal.
Acesse o site repiscidadao.fazenda.gov.br em seu dispositivo.
Os valores serão pagos diretamente na conta bancária indicada ou por meio da conta poupança social digital, acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
Histórico do antigo Fundo PIS/Pasep
Criado para complementar a renda dos trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, o Fundo PIS/Pasep foi extinto em 2020. Seus recursos estavam com o Tesouro Nacional desde setembro de 2023, após a transferência do valor total de cerca de R$ 26 bilhões, determinada pela Emenda Constitucional da Transição.
Fontes distintas do PIS/Pasep
Por fim, é bom frisar que o ressarcimento das cotas se refere ao antigo Fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, e não tem relação com o atual programa do abono salarial do PIS/Pasep.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o abono salarial de 2025 é destinado exclusivamente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração média mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.604, na época).
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