As recentes projeções divulgadas pelo mercado financeiro indicam ajustes relevantes para a economia brasileira nos próximos anos. De acordo com analistas do Banco Central, divulgado pela pesquisa Focus, a taxa básica de juros (Selic) deverá atingir 12,25% ao final do próximo ano, um aumento em relação a previsão anterior de 12,00%. Para 2025, a estimativa permanece em 15,00%.
As expectativas para a inflação também passaram por revisões, o IPCA, principal indicador de inflação do país, deve encerrar 2025 em 5,08%, marcando a 14ª semana de aumento nas estimativas. Para 2026, o número foi ajustado de 4,05% para 4,10%. Ambos os valores estão acima da meta de 3% estipulada pelo Banco Central, que trabalha com uma margem de 1,5 ponto percentual.
Esses ajustes refletem a preocupação com o cenário fiscal e também demonstra o impacto de reformas tributárias e políticas de contenção de gastos que geram dúvidas no mercado econômico.
Em relação ao crescimento econômico, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 subiu ligeiramente, de 2,02% para 2,04%. Entretanto, a estimativa para 2026 caiu de 1,80% para 1,77%.
No mercado cambial, as projeções permanecem estáveis, com o dólar estimado em R$ 6,00 tanto para 2025 quanto para 2026.
As preocupações com o cenário fiscal brasileiro tem ganhado cada vez mais destaque após o lançamento de reformas no Imposto de Renda, que, segundo analistas, não foram acompanhadas por medidas robustas de ajuste fiscal.
Leia também:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…