Designed by @drobotdean / freepik
Boa notícia para profissionais do mercado financeiro em busca de oportunidades de trabalho: a reabertura de processos seletivos e anúncio de novas vagas mostram que bancos e demais instituições do segmento estão à procura de talentos para reforçar o quadro de colaboradores.
A tendência está sendo acompanhada de perto por startups como a Eu Me Banco, de São Paulo (SP), que atua na formação de especialistas em investimentos e na preparação para obtenção de certificações financeiras.
As certificações, consideradas um selo de qualidade para profissionais da área, é pré-requisito para vagas estratégicas com possibilidade de melhor remuneração.
A Eu Me Banco faz o acompanhamento de carreira dos alunos matriculados no Programa Advisor de Alta Performance (PAAP) e notou o crescimento da oferta de vagas entre o final de junho e início de julho.
“São bancos de grande e pequeno porte, cooperativas e corretoras que estão sentindo no dia a dia a necessidade de ampliar o atendimento qualificado ao cliente com profissionais especializados em investimentos. Quem usou o primeiro semestre para buscar certificações e se capacitar para atuar como consultor na área, está largando na frente da concorrência”, afirma o CEO da Eu Me Banco, o economista e professor Fabio Louzada.
Ronaldo Cerqueira, consultor de carreiras especialista em mercado financeiro, acompanha a janela de oportunidades que se abre para bancários de todo o Brasil.
“O isolamento social trouxe demandas de atendimento que forçaram o mercado a investir em novas tecnologias para transpor a crise. Mais do que isso, as instituições perceberam que precisam de profissionais qualificados para prestar a melhor consultoria em todas as interfaces com o cliente, seja na área de investimentos ou em outras que compõem a estrutura dos bancos”, pontua o consultor.
Cerqueira, que é parceiro da Eu Me Banco no PAAP, mantém contato direto com o departamento de recursos humanos de diversas instituições financeiras do país.
Com base nas conversas de bastidores, o especialista acredita que os segmentos que mais buscam profissionais neste momento são os de serviços financeiros, mercado de capitais e bancos.
“Ter conhecimento sobre investimentos, mercado de capitais, mercado financeiro, renda fixa e análise financeira é primordial para quem objetiva alavancar a carreira no setor. É hora de manter o currículo e perfil em redes sociais como o LinkedIn atualizados para aproveitar as oportunidades de contratação neste segundo semestre”, orienta Ronaldo Cerqueira.
Fabio Louzada compartilha o otimismo.
“Quem tem certificação e aproveitou os últimos meses para se capacitar não pode perder tempo. Indico o cadastro do currículo nos canais internos das instituições e acompanhamento do cenário econômico para ampliar o repertório durante as entrevistas”, indica o economista.
Para quem não tem certificação, Louzada anuncia que ampliou a oferta de conteúdos de estudo gratuitos nas redes sociais e no canal da Eu Me Banco no YouTube.
“Nossos professores estão 100% comprometidos em acompanhar todos dispostos a estudar para dar um upgrade na carreira. Desde simulados a bate-papos sobre o mercado, tudo que é abordado nos nossos materiais tem como foco preparar profissionais para a nova fase do mercado financeiro brasileiro”, conclui Fabio.
*Fonte: Ronaldo Cerqueira, consultor de carreiras e parceiro da Eu Me Banco
A Eu Me Banco, fundada em março de 2019, tinha como propósito inicial preparar bancários e interessados em ingressar no mercado para exames de certificações financeiras.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…