Carreira

Mercado Financeiro: características dos profissionais de sucesso

Você já se perguntou o que diferencia um profissional de sucesso dos demais? Acredito que pessoas bem sucedidas possam ter características em comum, dependendo o segmento em que atuam. No mercado financeiro, em específico, algumas habilidades ficam evidentes em profissionais que obtiveram êxito nas suas carreiras.

Há quatro anos, me dedico à área de expansão da Messem Investimentos, escritório credenciado à da XP Investimentos Nesse período, conversei com mais de 400 pessoas apenas da área de finanças que tinham desejo em migrar carreira para a assessoria financeira.

Geralmente, realizamos cerca de duas conversas presenciais com os candidatos, por isso, conheci bons profissionais e ainda tive a oportunidade de participar da transição de alguns deles para a atividade de assessor de investimentos. O fato é que com quanto mais pessoas eu falo, mais evidente ficam esses diferenciais de quem se destaca na performance. Listei alguns deles:

Resiliência
O segmento financeiro é cheio de altos e baixos. Nos últimos anos, quantas turbulências e mudanças tivemos na economia do nosso país? Desde impeachment, até greve dos caminhoneiros – essa que praticamente parou o Brasil por alguns dias -, foram diversos acontecimentos que impactaram todos os setores da nossa economia. O mercado financeiro foi o que reagiu mais rápido a esses eventos. Por esse motivo, concordo com a frase citada no filme Rocky Balboa, pois não se trata do “quão forte você consegue bater e, sim, do quanto aguenta apanhar e levantar, mantendo-se na luta”.

Networking
Quanto mais bem relacionado se é nesse mercado, mais surgem as oportunidades. Cultivar relações, tanto dentro da instituição que trabalha quanto externamente, com parceiros, clientes, é muito importante. A sua rede de relacionamentos é um dos ativos mais importantes nesse ramo.

Execução
Para resolver problemas é importante ter boas ideias. Contudo, ter muitas ideias e não colocá-las em prática, ou colocar muitas iniciativas em campo ao mesmo tempo, é pouco efetivo. Os melhores que conheci possuíam uma capacidade muito forte de execução! Se formos fazer uma analogia simples: imagine uma pessoa que confecciona vasos. Esses profissionais preferem construir vários “vasos imperfeitos” e ir melhorando com o passar do tempo, até que um “vaso bom” surja, ao invés de gastar toda a energia estudando e projetando um “vaso perfeito” que nunca sairá do papel. Assim, quando ele chegar em um modelo mais aperfeiçoado do seu “vaso”, já vai ter a experiência de ter construído outros modelos, enquanto quem planejou por muito tempo e não executou ainda vai ter a dificuldade de testar na prática.

Comunicação
O mercado financeiro é naturalmente complexo, com termos e linguagens bem específicas. Além disso, é composto por profissionais que, em geral, possuem personalidades fortes. Para “vender” uma ideia internamente é preciso ter a desenvoltura de expor seus pontos de vista de uma forma efetiva, não adianta ter uma ótima ideia se os outros não entenderem do que se trata ou não “comprarem” a mesma. Para quem lida com clientes, é preciso ter a capacidade de transformar uma linguagem complexa em algo simples, afinal, ninguém compra o que não conhece.

Possa ser que um bom profissional tenha duas ou três dessas habilidades que mencionei, além de outras que são mais específicas para o tipo de função que o mesmo realiza. Porém, tratando do assessor de investimentos, pude observar que as pessoas que obtiveram maior êxito possuíam de forma latente ao menos a resiliência e execução. As demais você consegue desenvolver e aprender ao longo do tempo se tiver muita dedicação e humildade. O Networking acelera o resultado, mas as duas características que citei são fundamentais para quem pensa em entrar na atividade de assessor de investimentos.

Você se identifica com essas virtudes? Se a resposta for “sim”, provavelmente você já é um profissional de sucesso dentro deste mercado ou é apenas questão de tempo para tornar-se um.


Willian Kahler é sócio e assessor Financeiro responsável pela área de expansão e performance da Messem Investimentos. No escritório desde 2011, começou sua trajetória como assessor de investimentos, atraído pelo propósito de popularizar o conhecimento sobre o mercado financeiro e auxiliar pessoas a realizarem seus objetivos por meio do investimento fora dos bancos tradicionais.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago