Imagem: freepik
Negócios relacionados ao mercado pet estão sendo vistos como uma das maiores tendências no Brasil neste ano. De acordo com levantamentos realizados pelo Instituto Pet Brasil, o comércio e a prestação de serviços direcionados a animais de estimação tiveram um aumento de aproximadamente 40% no período da pandemia, entre 2020 e 2021.
Porém engana-se quem pensa que parou por aí. Até o final do último ano, a expectativa era que esse ramo tivesse um aumento estimado em 14%, ainda de acordo com o Instituto Pet Brasil. No segmento de alimentos direcionados a animais domésticos, conforme esses levantamentos, houve um faturamento de R$ 33,1 bilhões somente no primeiro trimestre de 2022.
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Muito disso é associado à relação que o brasileiro mantém com seu animal de estimação, tratado de forma mais humanizada. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de países com maior população total de animais de estimação.
Assim, uma premissa é exata: a tendência é que o mercado pet cresça ainda mais nos próximos anos, sendo uma das maiores apostas de negócio do momento atual.
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Neste segmento, existe uma grande quantidade de produtos que podem ser vendidos pensando no público-alvo de pessoas que têm animais de estimação. Alguns exemplos são coleira peitoral, brinquedos, alimentação, produtos de higiene, remédios e roupas. Existem até mesmo aqueles que apostam em um mercado de luxo voltado para pets, com joias e itens mais caros.
Além da abertura de lojas físicas, focadas em um mercado pet varejista, durante o período pandêmico, essa tendência também começou a se espalhar no e-commerce. Ou seja, lojas localizadas na internet, o que também pode ser uma boa aposta, já que é um mercado em alta.
Para quem quer apostar nesse negócio, é preciso dar alguns “pontapés” iniciais. Antes de tudo, é preciso ter em mente qual é o público-alvo: no caso, pessoas que cuidam de animais domésticos. É necessário também investir na divulgação e mostrar a qualidade do produto.
Outro ponto importante é atentar-se aos pet shops. Nesse caso, por lei, existem algumas normas de segurança obrigatórias. A principal é a obtenção de um alvará de segurança sanitária.
Outra dica é sempre focar na qualidade dos produtos que serão comercializados e na divulgação para que o negócio alcance o público necessário. Por exemplo, se uma coleira peitoral fizer parte da sua loja, é preciso traçar uma boa estratégia de divulgação e mostrar a qualidade do produto.
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