A alguns meses o Ministério da Previdência Social informou sobre o novo pente-fino. O objetivo é investigar cerca de 800 mil benefícios até o final do ano, visando identificar possíveis irregularidades na concessão dos benefícios previdenciários.
O principal objetivo do pente-fino do INSS não é excluir segurados de receberem seus benefícios, mas sim de combater fraudes em concessões de benefícios, garantindo que somente aqueles que fazem jus ao recebimento, de fato, estejam recebendo seus benefícios.
A ação de pente-fino do INSS está se intensificando, e quase metade de todos os benefícios analisados foram cortados, deixando uma sensação de preocupação por parte dos beneficiários da Previdência Social.
Somente com relação ao auxílio-doença, quase metade dos benefícios analisados pelo pente-fino foram cortados. Iniciada no final de julho, a revisão envolveu a análise através de perícia média de 238 mil auxílios e cortou 133 mil, dando um montante de 48,45% dos benefícios analisados.
Conforme previsões do governo, a meta até o final do ano é economizar cerca de R$ 10 bilhões, dos quais 40% desse valor já foi alcançado até agora. Em outras palavras, para atingir a meta, o pente-fino seguirá a todo vapor.
Para o ano que vem, os planos do governo são ainda mais ambiciosos. A expectativa é que o governo consiga trazer um alívio de R$ 25 bilhões aos cofres públicos, e os benefícios concedidos pelo INSS permanecerão na mira do governo.
Se você é um segurado do INSS que recebe benefício vitalício, como, por exemplo, a aposentadoria por idade, não há com o que se preocupar, nestes casos de benefícios vitalícios não há risco de pente-fino.
O objetivo é principalmente analisar benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade, BPC, auxílio-acidente, todos esses benefícios estão sujeitos a revisão mensal do INSS.
Em 2024, os benefícios que estão na mira do pente-fino em especial são:
A convocação para a perícia ocorre através de notificações na plataforma MEu INSS, por busca ativa, que é quando a Central de Atendimento 135 liga pelo número (11) 21350135, através de carta enviada pelos Correios, SMS, rede bancária (no extrato de pagamento), e também em edital no Diário Oficial da União.
Quem recebe os benefícios do INSS, como, por exemplo, o auxílio-doença, deve manter os dados cadastrais devidamente atualizados no Meu INSS, para que o próprio Instituto consiga entrar em contato se necessário. Caso você não seja localizado, poderá ser penalizado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…