A possibilidade de alterar o valor de mercado dos bens é dúvida comum entre os proprietários de imóveis e automóveis no momento de preencher a declaração do Imposto de Renda. A prática, no entanto, é vedada pela Receita Federal.
Leia também: Aposentado precisa entregar a declaração de imposto de renda?
Após a compra, os bens devem ser relacionados, anualmente, pelo valor da aquisição, sem atualização nas declarações seguintes.
“A legislação não permite a atualização do valor de compra dos imóveis na declaração” – explica Maurício Tadeu de Luca Gonçalves, diretor da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo).
Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade, afirma que a impossibilidade de indicar a valorização dos bens considera a análise da evolução patrimonial dos contribuintes. Por isso, ele explica que a declaração de Imposto de Renda consiste apenas na descrição das movimentações referentes a pagamentos e recebimentos durante o ano-calendário.
“Só podem ser considerados valores para efeito de declaração, aquilo que realmente saiu ou entrou em seu caixa, isso acontece para qualquer tipo de rendimentos, despesas, bens e direitos e dívidas e ônus”, afirma Maurício Tadeu de Luca Domingos.
A única permissão de atualização do valor dos imóveis na declaração do Imposto de Renda leva em conta os casos em que o contribuinte tenha realizado obras de ampliação ou reformas no ambiente. “Para isso, é necessário que os gastos sejam comprovados por notas fiscais”, afirma Gonçalves.
https://www.conferironline.com.br/home
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…