Imagem: freepik / editado por Jornal Contábil
Não é tão difícil ver alguém com o nome “sujo na praça” como se costuma dizer. O fato é que em um país onde ocorrem problemas financeiros a todo momento, as pessoas às vezes se endividam por necessidade e às vezes por descuido.
Ter o nome incluído na lista de maus pagadores pode gerar consequências na vida financeira e bastante constrangimento. Ser um “negativado”, como é chamada a pessoa que está com o nome no Serasa, gera várias restrições e estas podem ser por várias razões. Uma delas é o impedimento a um financiamento e a obtenção de um cartão de crédito.
Nos acompanhe nesta leitura que vamos explicar as consequências.
Leia também: Tenho Nome Sujo, Posso Abrir Um MEI?
O Serasa é um banco de dados de maus pagadores que existe desde 1968. Sua criação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos.
Por conta de sua origem no mercado bancário, a Serasa tem como principal característica receber os dados dos inadimplentes da maior parte das instituições financeiras do país.
Uma vez que o consumidor não paga uma dívida no prazo determinado seu número de CPF é incluído na lista do Serasa pelo credor. Como informamos no início deste texto, com o nome “sujo”, o devedor terá maior dificuldade em conseguir crédito, uma vez que a maioria das empresas consulta esses bancos de dados antes de liberar algum crédito para os consumidores.
No entanto, uma vez paga a dívida que originou a negativação do CPF, os serviços de proteção ao crédito têm o prazo de cinco dias úteis para excluir o nome do devedor de seu banco de dados.
Outra situação é que o nome do consumidor só poderá constar na lista do Serasa por até cinco anos. Depois é preciso que haja exclusão. Contudo, isso não significa que a dívida prescreveu. O credor ainda pode cobrar através de correspondências ou telefonemas.
Além de não poder solicitar financiamentos, ter o nome negativado traz outras consequências desagradáveis. Não poder solicitar cartões de crédito, abrir contas em banco, solicitar empréstimos, fazer compras com carnês em lojas, emitir talões de cheques e até mesmo alugar um imóvel, uma vez que todas estas empresas realizam uma consulta antes de fechar um negócio.
Ou seja, são situações constrangedoras e que dificultam muito a vida do consumidor.
Quanto a tirar passaporte, isso pode sim. É mito achar que nome sujo não deixa tirar este documento ou vai perdê-lo. Segundo a lei, não pode impedir a locomoção de um cidadão brasileiro pelo fato de ele ter contas que não quitou.
O que pode impedir é tirar visto no caso da situação do CPF do cidadão está irregular ou suspenso.
Leia também: Nome Sujo: Veja 5 Dicas Para Sair Da Inadimplência
Saber essa informação se tornou muito mais fácil, pois pode realizar diretamente pela internet de um computador ou dispositivo móvel.
No caso da Serasa, a consulta pode ser através do site. www.serasa.com.br
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…