Marcello Casal Jr./Agência Brasil
As famílias que recebem o programa assistencial do governo do Bolsa Família e inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) tem acesso ao Plano Progredir, que se trata de uma iniciativa que pretende promover a geração de emprego e aumento de renda das famílias mais vulneráveis.
O progredir oferece ainda a opção de um microcrédito com condições especiais para microempreendedores de baixa renda e que desejam investir no crescimento de sua empresa. Os recursos oferecem 4 bilhões em linhas de crédito e cada beneficiário pode chegar a contratar empréstimos com valores de até R$ 15 mil.
O programa foi desenvolvido para possibilitar a independência econômica de seus participantes. Para isto, o Progredir oferece qualificação profissional, com foco no fortalecimento das capacidades do cidadão, e encaminhamento para o mercado de trabalho.
O Plano Progredir é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e atua orientado em três eixos, a saber:
Intermediação de mão de obra
Para o cidadão que está em busca um emprego, o programa oferece ferramenta para elaboração de currículos e identifica o perfil dos candidatos, cruzando essas informações com as vagas ofertadas em empresas parceiras
Qualificação profissional
Destinado as pessoas que buscam o primeiro emprego ou que ainda desejam crescer dentro de sua profissão. O programa oferece mais de um milhão de vagas em cursos profissionalizantes pelo Pronatec Oferta Voluntária. A iniciativa também ministra oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias.
Empreendedorismo
Essa possibilidade é destinada as pessoas que são donas do seu próprio negócio e tem acesso a uma linha de crédito oferecendo até R$ e bilhões por ano para que seja convertido em investimentos para as empresas brasileiros. Também são ofertadas assistência técnica e inclusão financeira para trabalhadores autônomos inscritos no CadÚnico.
O microcrédito do Bolsa Família é destinada a população de baixa renda que encontram dificuldades para conseguir crédito de maneira convencional para investir no seu próprio negócio.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros podem ser contemplados pelo programa.
Os interessados em solicitar o microcrédito, precisam acessar o site do programa e realizar sua inscrição. Lembre-se que é necessário estar inscrito no CadÚnico.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…